O País – A verdade como notícia

Arte unida pela preservação do ambiente

Pintar, reciclar e ler são actividades que os meninos da Escola Primária 3 de Fevereiro têm praticando nas oficinas de educação ambiental. Para dinamizar este processo, antigos alunos em parceria com a Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV) e associação “Ntumbuluku” apetrecharam uma das salas de aulas da instituição com livros sobre o meio ambiente, matérias para reciclagem e artesanato. O espaço inaugurado, nesta segunda-feira, foi baptizado como “Clube Ambiental”.

Com recurso a técnicas de grafite, muralismo e desenho a mão livre, professores e alunos do ENAV cobriram algumas das paredes da Escola Primária 3 de Fevereiro e renovaram os tambores de lixo. Os desenhos educativos retratam a importância da recolha dos resíduos sólidos e da reciclagem. “As crianças receberam aulas de preservação ambiental e depois fizeram desenhos que retratam o aprendizado. Com base nestes trabalhos, nós, professores e estudantes da ENAV, produzimos o mural e decorramos as lixeiras”, elucidou Laís Martins, professora do ENAV.

Laís Martins acrescenta que a arte é um método muito eficaz de ensinar as crianças, pois elas aprendem se divertindo.

As lições sobre a conservação do ambiente e cidadania já estão a ser bem assimiladas pelos meninos.

Ciente dos seus deveres, aos intervalos, a pequenada recolhe as embalagens de refrigerantes e produz quadros e objectos de decoração.
Regina Charrumar, ambientalista representante da “Ntumbuluku”, diz que o foco da sua organização são as crianças. “Elas são o garante da mudança. “Nós queremos educa-las, ainda na tenra idade, para que possam crescer como cidadãos conscientes e capazes de fazer alguma coisa pelo meio ambiente”, explicou a ambientalista.

A entrega do primeiro “Clube do ambiente” aconteceu na mesma data em que se celebrou o Dia Internacional do Ambiente.

A 5 de Junho de 1972 realizou-se a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente. E, anualmente, comemora-se a efeméride, destacando-se as acções positivas de protecção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.
 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos