O País – A verdade como notícia

Arsénio Marrengula entre os árbitros do CAN dos Camarões

Fotos: O País/CAF

O árbitro assistente moçambicano, Arsénio Marrengula, consta na lista dos 64 escolhidos para ajuizar os jogos do CAN-2021, a realizar-se nos Camarões, de 9 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2022. Na lista consta ainda os nomes de um árbitro da Guatemala e um VAR do México, para além de um quarteto feminino.

Arsénio Marrengula será o representante moçambicano no Campeonato Africano das Nações, CAN dos Camarões, em Janeiro e Fevereiro próximo. O árbitro assistente foi eleito pela Comissão de Árbitros da CAF como um dos 64 juízes que vão apitar os 52 jogos da prova que arranca dentro de nove dias.

Marrengula, que já esteve nos últimos Jogos Olímpicos Tóquio-2020 que realizaram-se de 23 de Julho a 8 de Agosto, onde fez parte dos quartetos que apitaram as partidas entre a Nova Zelândia 1-0 Coreia do Sul e Alemanha 3-2 Arábia Saudita, é o único moçambicano que vai estar presente na maior festa do futebol africano.

Arsénio Marrengula de 35 anos de idade também foi auxiliar no CHAN, que realizou-se em Marrocos e Camarões, respectivamente.

A lista dos juízes é composta por 24 árbitros principais, 31 árbitros assistentes e oito árbitros assistentes de vídeo (VAR) de 36 países, entre africanos e americanos.

O torneio terá início no domingo, 9 de Janeiro de 2022, com a partida entre Camarões e Burkina Faso, no Estádio Olembe, em Yaounde.

O Director de Arbitragem da CAF, Eddy Maillet, justificou a escolha dos 64 árbitros eleitos nos seguintes termos: “os árbitros foram seleccionados com base na sua experiência, habilidade e forma actual. Nos últimos meses, foram submetidos a diversos testes de aptidão, por meio de cursos preparatórios e partidas competitivas reais. Só os melhores vão participar neste evento extraordinário. A lista inclui dois árbitros da CONCACAF como parte de nosso programa de intercâmbio de habilidades entre confederações”.

O quarteto feminino, Salima Mukasanga (Ruanda), Carine Atemzabong (Camarões), Fatiha Jermoumi (Marrocos) e Bouchra Karboubi (Marrocos), continua o seu caminho iniciado na Taça das Nações de Sub-17 de 2019 e no Campeonato das Nações Africanas para Internos (CHAN), e estará presente nesta competição sénior de selecções, a maior montra do futebol africano.

Todos os árbitros seleccionados concluirão seus preparativos finais em Camarões, uma semana antes do jogo de abertura. Os mesmos serão monitorados de perto antes e durante a competição por uma equipa de especialistas técnicos e instrutores.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos