O País – A verdade como notícia

Arrancam hoje cerimónias fúnebres do adeus a Dom Alexandre

Foto: O Pais

Foi com honras militares que a urna de Dom Alexandre José Maria dos Santos, coberta pela bandeira de Moçambique, foi recebida na manhã desta terça-feira, à entrada da Paróquia Santo António da Polana, na cidade de Maputo. Tratava-se de um momento que marcava o arranque das cerimónias fúnebres do cardeal falecido aos 103 anos, no passado dia 29 de Setembro, vítima de doença.

Até antes da chegada da urna, crentes e membros da igreja já se encontravam no interior da Paróquia a entoar cânticos.

Em silêncio, a urna foi transportada pelo cortejo militar até ao interior da Paróquia, que a recebeu com cânticos.

Seguiu-se a abertura da urna para que os representantes dos vários núcleos da Igreja pudessem dar o último adeus a Dom Alexandre.

Coube a Dom Francisco Chimoio, Arcebispo da Diocese de Maputo, dirigir a celebração Eucarística e pediu a Deus que “receba o seu servo”.

Na sua homilia, Frei Evódio, em representação da Comunidade Franciscana, descreveu Dom Alexandre como um homem humilde que dedicou a sua vida a Deus e a praticar o bem. “Partiu um consolador, nosso irmão mais velho que abriu vários caminhos. Deus dá-nos a garantia da ressurreição e isso nos ajuda a vencer o medo da morte. Foi um homem simples no seu falar e simples no seu estar. Mesmo no tempo da guerra, visitou as comunidades e não se confinou na cidade”, destacou, tendo avançado que “ele sempre acreditou que os moçambicanos poderiam fazer valer a sua fé e chegar aos postos elevados na estrutura da Igreja. Ele acreditava nos seus sonhos”, terminou.

Lembre-se que as cerimónias fúnebres iniciam hoje e terminam no dia 7 de Outubro. Depois da Paróquia Santo António da Polana, a urna será transportada para as instalações da Universidade São Tomás. Antes de serem levados à sua última morada, os restos mortais do religioso irão passar por alguns locais que fizeram parte da sua vida. Nesses locais, todas as pessoas singulares que queiram despedir-se do cardeal poderão aproximar-se para o fazer.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos