O País – A verdade como notícia

Arranca segunda-feira a 2ª fase de imunização contra COVID-19 no país

Arranca na segunda-feira a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 no país. Membros do Corpo Diplomático, Educadores infantis, Professores do Ensino Técnico-Profissional e do Ensino Superior, serão pela primeira vez inclusos no processo, dada a natureza do seu trabalho.

Durante duas semanas, o Ministério da Saúde pretende imunizar cerca de 23 mil pessoas, dentre os novos grupos admitidos e os que foram vacinados desde que a campanha iniciou, a 8 de Março último.

A directora nacional adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe, disse, em conferência de imprensa, que “nesta segunda fase será administrada a segunda dose àqueles que já tomaram a primeira e a primeira dose aos novos grupos”.

O espaçamento entre a administração da vacina será de 21 dias, o que significa que três semanas depois, os novos grupos prioritários irão tomar a segunda dose e “só depois desta dose é que se poderá considerar imunizados contra a COVID-19.

Benigna Matsinhe deu a conhecer que a vacina, a ser administrada a partir da segunda-feira, é da marca SINOVAC, fruto de uma doação do Ministério da Defesa de Moçambique, que também recebeu da sua congénere da China.

“A vacina que vamos administrar é produzida pela farmacêutica Chinesa SINOVAC Biotech e a sua eficácia é largamente conhecida a nível mundial”, explicou.

Sobre a disponibilidade da vacina, a directora nacional adjunta de Saúde Pública, afirmou haver disponibilidade suficiente para terminar a campanha, graças ao apoio que o país tem recebido.

“O país recebeu um total de 744 mil doses, sendo que 284 mil foram no âmbito do mecanismo da COVAX, 100 mil através da oferta da República da Índia e 260 mil da República Popular da China” esclareceu.

Até ao momento, o MISAU já imunizou cerca de 350 mil pessoas e, na esperança de receber mais vacinas, pretende vacinar, até o fim do processo, um total de 16 milhões de pessoas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos