O País – A verdade como notícia

Arranca hoje a semana mundial de alfabetização

Foto: O País

Sob o lema “Alfabetização para a Recuperação Centrada no Homem, Reduzindo a Exclusão Digital”, iniciam hoje (01 de Setembro) as comemorações do Dia Internacional de Alfabetização, que se assinala no próximo dia 08 de Setembro.

A Primeira-Dama, Isaura Nyusi, disse, na sua mensagem alusiva à data em alusão, que as celebrações do Dia Internacional da Alfabetização visam alertar a população jovem e adulta para a necessidade de adesão massiva aos programas de alfabetização, como uma ferramenta de educação e consciencialização para a  emancipação da sociedade e das mulheres em particular.

“A semana e o Dia Internacional de Alfabetização celebram-se numa altura em que vivemos uma nova realidade imposta pela pandemia da COVID-19. Por isso, devemos redobrar os esforços para alfabetizar mais jovens, mulheres e homens para encararem com consciência o novo modo de viver face à COVID-19”, refere Isaura Nyusi, em comunicado.

Segundo Isaura Nyusi, Moçambique apresenta uma taxa de analfabetismo que se situa em 39%, sendo que 49,4% é das mulheres (CENSO, 2017).

Os dados sugerem, segundo a Primeira-Dama, a necessidade de alfabetizar os cidadãos moçambicanos jovens e adultos, pois um pai e uma mãe alfabetizados têm consciência da importância da educação e estão em melhores condições de enfrentar os desafios da vida e da participação no processo de desenvolvimento sustentável, como cuidar da saúde das suas famílias e educar os filhos, realizar o planeamento familiar, aderir às unidades sanitárias para os partos seguros, amamentação e alimentação saudável.

Na sua mensagem, Isaura Nyusi apelou aos cidadãos para aderirem aos Centros de Alfabetização e Educação de Adultos, pois considera que o papel dos pais e encarregados de educação é preponderante para o desenvolvimento da auto-estima dos seus filhos e protegê-los das uniões prematuras, gravidez precoce, respondendo, activamente, aos programas de alfabetização para jovens e adultos, levados a cabo pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e parceiros.

O Dia Internacional de Alfabetização celebra-se, anualmente, em todo o mundo, desde 1966, um ano depois da realização da Reunião de Ministros da Educação, em Teerão, Irão, onde se estabeleceu a data  de 08 de Setembro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos