O País – A verdade como notícia

Arranca esta segunda-feira segunda edição da MOZGROW

A segunda edição da plataforma MOZGROW arranca esta segunda-feira, sob o lema “Produzir, Valorizar, Nutrir e Preservar”. O evento terá duração de cinco dias e vai contar com oradores nacionais e estrangeiros, a maior parte dos quais são produtores oriundos de todas províncias do país.

Vários oradores nacionais e internacionais vão partilhar as suas experiências sobre o grande tema do evento (“Produzir, Valorizar, Nutrir e Preservar”), com especial destaque para antigos governantes brasileiros e que tiveram um papel importante para transformar Brasil num dos maiores produtores mundiais de alimentos, bem como de outros países africanos com experiência úteis para os desafios que o país enfrenta.

“Vamos ter uma semana cheia de uma programação que vai girar à volta do agro-negócio”, explicou Francisco Mandlate, jornalista do Grupo SOICO e editor de conteúdos da MOZGROW.

A segunda edição da MOZGROW decorrerá em moldes diferentes da primeira, devido às restrições impostas pela pandemia o novo Coronavírus, facto que não permite juntar um público vasto, à semelhança do que aconteceu na edição anterior, pelo que a aposta será o uso de plataformas digitais.

Com os temas arrolados pretende-se encontrar soluções que possam ajudar a impulsionar o agro-negócio, bem como potencializar e integrar as mais de 3,5 milhões de famílias que produzem para a sua subsistência em todo o país nas cadeias de valor de produtos agrícolas estratégicos, segundo explicou Francisco Mandlate.

O editor de conteúdos da MOZGROW explicou ainda que outro eixo dos debates tem em vista encontrar soluções para valorizar a produção nacional, como potencializar marcas nacionais de produtos agrícolas, como embalar e rotular os produtos de modo a serem bem aceites e valorizados nas cadeias de comercialização assim como nos mercados internacionais.

“Por outro lado, queremos, também, analisar como tirar vantagem nutritiva desta produção para combater a desnutrição crónica que afecta mais de 44% das crianças moçambicanas. Como é que as famílias podem consumir aquilo que elas produzem para resolver o problema de desnutrição que este país tem”, disse Francisco Mandlate.

Porque a agricultura e a sustentabilidade andam lado a lado, serão igualmente analisadas nesta edição da MOZGROW. Serão discutidas as possíveis formas de produzir em quantidade e qualidade que garantam a auto-suficiência alimentar sem prejudicar o meio-ambiente, o que também é uma exigência dos mercados internacionais.

As sessões da MOZGROW podem ser acompanhadas através da STV Notícias, STV Play, O País e redes sociais (Facebook e Instagram).

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos