O País – A verdade como notícia

Armando Guebuza considera que Dom Alexandre foi um educador nato

Foto: O País

O antigo Chefe do Estado, Armando Guebuza, considera Dom Alexandre dos Santos um grande cidadão, um educador nato, que deixou para os crentes e para os moçambicanos em geral uma grande obra. Por isso, por um lado, Guebuza recomendou que o país e os crentes devem celebrar a vida do Cardeal.

Por outro lado, o antigo Chefe do Estado lembrou que Dom Alexandre dos Santos tinha um discurso coerente, comprometido com a paz e com tudo aquilo que concorria para a união das pessoas.

Na homenagem a Dom Alexandre dos Santos, esta manhã, na Sé Catedral, de Maputo, Armando Guebuza esteve com a sua esposa, Maria da Luz Guebuza. A antiga Primeira-Dama lembrou o Cardeal como “um grande pai”. Desejamos que o nosso cardeal descanse em paz e que as futuras gerações deem continuidade à sua obra e ao papel educador que ele nos deixou. Ele estava muito preocupado com a educação”.

Dom Alexandre José Maria dos Santos nasceu no Distrito de Zavala, província de Inhambane. Foi ordenado padre em 1953 e foi designado cardeal-presbítero em 1988, pelo Papa João Paulo II. Entre 1975-2003, desempenhou as funções de Arcebispo de Maputo, tornando-se Arcebispo Emérito em 2003. Morreu no dia 29 de Setembro, aos 103 anos de idade, vítima de doença.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos