O País – A verdade como notícia

Armando Artur recebe título Doutor honoris causa no Malawi

Armando Artur será concedido o título Doutor honoris causa em filosofia da arte e literatura pela Cypress International Institute University. A cerimónia da distinção está marcada para dia 31, no Malawi, onde a Cypress University, com sede no Texas, Estados Unidos, tem a sua sucursal para África, Médio Oriente e Ásia. 

Para o professor José Carlos Tiago, da Universidade de Évora, segundo comunicado da Associação dos Escritores Moçambicanos, padrinho do poeta para esta atribuição, o senado da universidade Cypress baseou-se na dimensão estética e filosófica da obra poética de Armando Artur, para além da sua contribuição pessoal no campo das artes e cultura do continente africano.

Citado ainda pela nota da AEMO, Armando Artur afirma que é “uma grande honra e satisfação receber o grau de Doutor honoris causa por uma universidade cuja visão está intrinsecamente concatenada com os ideais da renascença africana e reconhece o papel da literatura nos processos de desenvolvimento do continente”.

O poeta Armando Artur, é membro fundador da associação pan-africana de escritores, foi Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos, Vice-Presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa e Ministro da Cultura.

A cerimónia a realizar-se sábado servirá para a graduação de mais de quarenta personalidades de países como Moçambique, Malawi, Costa do Marfim, Egipto, Burquina Faso, Cabo Verde, Angola, Botswana, Togo, Camarões, França, Portugal, Brasil, Índia, Tailândia, Coreia do Sul, Chile e Rússia, no Bingu International Conference Centre, situado na capital malawiana Lilongwe.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos