O País – A verdade como notícia

Armando Artur lança “Outras Noites, Outras Madrugadas” e “Minhas Leituras e Outros Olhares”

O escritor moçambicano Armando Artur disponibiliza, amanhã, ao público as suas duas obras literárias intituladas “Outras Noites, Outras Madrugadas” e “Minhas Leituras e Outros Olhares”. O lançamento dos livros terá espaço na Associação dos Escritores Moçambicanos pelas 16h30.

Segundo explica o autor, o “Outras Noites, Outras Madrugadas” foi editado e publicado em Portugal em Junho passado. O livro é uma prosa poética moderna, cujo mote é a história ficcionada de um jovem africano que, face às vicissitudes do quotidiano, e como que em fuga de si próprio, procura fora do espaço africano, não só melhorar as condições da sua vida, como também dar sentido à sua existência.

“Toda a história desenrola-se à volta do amor, da precariedade de África e da problemática existencial. Afiança ainda que é um livro soberbo sob o ponto de vista estético e temático, escrito com recurso a uma abordagem poético-narrativa cativante, que prende o leitor do princípio ao fim”, explica Armando Artur.

Sobre o livro “Minhas Leituras e Outros Olhares”, o escritor diz que o mesmo reúne crónicas ensaísticas escritas e publicadas no jornal “O País” nos últimos dois anos, 2019/2020.

Por seu turno, Ungulani Ba Ka Khosa, prefaciador do livro “refere que uma incursão à memória, aos tempos da descoberta, do prazer, da fruição de encontrar um livro que acrescentou algo no mundo vivido, de cruzar com um autor por cuja vida nos sentimos atraídos, porque se enlaça naquilo que sempre almejamos: a liberdade. A liberdade de viver, de pensar e agir”.

Armando Artur, natural da Zambézia, é uma das referências das literaturas africanas de expressão portuguesa contemporâneas. Publicou mais de 10 livros, além de possuir obra dispersa em revistas literárias, manuais didácticos, antologias e jornais nacionais e internacionais. Foi distinguido com os principais prémios literários do país, entre os quais o Prémio Nacional de Literatura e o Prémio Consagração de Literatura José Craveirinha. Foi igualmente agraciado com o título de doutor honoris causa em filosofia da arte e literatura, pela Cypress International Institute University, do Texas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos