O País – A verdade como notícia

Areia toma troços de estradas em Maputo e Matola

Foto: O País

Areia tem tomado algumas estradas na Cidade de Maputo e a da Matola. O problema, que já preocupa os automobilistas, tem vindo a causar acidentes e embaraçado o trânsito.

Que muitas estradas da Cidade de Maputo necessitam de intervenção, quase todos sabem. E o primeiro problema quando se fala de estradas na capital do país são os buracos, que, sempre que chove, aumentam.

Os problemas vão muito mais além desses. Em algumas ruas e avenidas, partes das estradas são tomadas por areia que se acumula sempre que chove, criando uma espécie de dunas.

Trata-se de mais um problema que vem agravar a precariedade de algumas vias de acesso.

A Avenida Julius Nyerere, que liga os bairros Magoanine e Hulene à zona nobre da capital do país, com a última chuva que caiu na Cidade de Maputo, transformou-se numa verdadeira armadilha para os condutores que, ao volante, devem redobrar a atenção.

“Quando chove principalmente, não é fácil fazer esta transição, o carro fica a flutuar, fica complicadíssimo, para além disso, a suspensão do carro também fica comprometida. É um problema que tinha que se ver mesmo, quem vem embalado obrigatoriamente tem que abrandar a marcha para poder andar”, disse Gerson Mate, condutor.

Um cenário idêntico vê-se na Avenida Dom Alexandre, onde parte da estrada está ocupada por areia, que, além de ser um risco para o trânsito, prejudica, diariamente, quem por lá passa.

Paisano Tomé usa sempre a Avenida Dom Alexandre e diz que, devido à situação, as visitas ao mecânico são constantes.

Na praça 16 de Junho, verifica-se o mesmo problema. O local transformou-se num problema para os automobilistas.

“Sempre que chove é assim mesmo, no ano passado não estava assim, estava bem a estrada, só agora é que começou com problemas”.

Na Avenida Coronel Sebastião Marcos Mabote, bairro Magoanine, não só há montões de areia há anos, como também água estagnada sempre que chove, que muitas vezes “trai” os automobilistas e causa acidentes de viação.

Na cidade da Matola, concretamente no Nó da Machava, a areia também tomou a estrada.

Entretanto, o Conselho Municipal de Maputo diz estar a trabalhar com vista a resolver o problema. “Há um trabalho que está a ser feito a nível da cidade, para primeiro corrigir algumas questões pontuais, e também para fazer intervenções definitivas, que têm a ver com a pavimentação destas estradas”, disse Stella Novela, engenheira da Edilidade de Maputo.

Por sua vez, o Conselho Municipal da Matola prometeu pronunciar-se sobre o assunto nos próximos dias.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos