O País – A verdade como notícia

Arábia Saudita anuncia investigação internacional aos ataques

Depois dos ataques contra as suas principais instalações petrolíferas, a Arábia Saudita anunciou uma investigação internacional e alerta para ameaça iraniana.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita disse que "as ameaças iranianas não atingem apenas o reino (saudita), mas os seus efeitos atingem o Médio Oriente e o mundo".

Apesar de reivindicado pelos rebeldes Houthis, que lutam contra a coligação internacional liderada pela Arábia Saudita no Iémen, o Governo de Riade deixa a entender que o Irão estará por detrás do ataque e alerta para o efeito da estratégia de Teerão, considerando que a ameaça terrorista ainda não terminou.

O Irão nega as acusações de autoria do ataque, admitindo que tenha sido feito pelos rebeldes Houthis, em legítima defesa, contra os bombardeamentos sauditas no Iémen.

O porta-voz da coligação, Turki al Malki, disse estar convencido de que o ataque não partiu do Iémen, recusando por isso a reivindicação dos rebeldes Houthis, que considera terem feito aquela assunção para servir os interesses iranianos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos