O País – A verdade como notícia

Aquapesca investe USD 50 milhões para biossegurança do camarão até 2020

Depois da catástrofe que atingiu a empresa Aquapesca no ano de 2011, onde pelo menos 500 toneladas de camarão foram contaminados pela doença da mancha branca, o que levou a empresa a atingir prejuízos na ordem de 45 milhões de dólares, eis que, a firma pretende investir um total de 50 milhões de dólares no sistema de produção com biossegurança que visa evitar aquela doença nos crustáceos, neste momento em criação.
 
Esta informação foi avançada por Vicente Ernesto, Director de produção da aquapesca, que deu a conhecer que neste momento a firma dispõe apenas de quatro tanques com uma capacidade global em termos de produção de dez toneladas por hectare. Todavia, a empresa pretende atingir a fasquia de 1000 toneladas por ano, daí o investimento em sistema de produção e biossegurança.

"Por causa da doença da mancha branca, o sistema de bio segurança permite que não se mude a água de cultivo de camarão dado o nível de tratamento para que o camarão desenvolve naquelas condições" disse o responsável.

Vicente Ernesto que falava à margem da visita de trabalho a aquela empresa do vice-ministro do Mar Águas Interiores e Pesca, fez saber que a previsão da empresa é sair dos quatro tanques de produção existentes neste momento, para 20 tanques no segundo semestre do próximo ano. E até 2020 espera-se construir 50 tanques de meio hectare cada.

Para garantir a produção de camarão a empresa conta com um total de 209 trabalhadores, dentre eles, 170 em Inhassunge e trinta na maternidade localizada na cidade de Nacala, na província nortenha de Nampula. Para além do camarão a aquapesca também está a produzir o peixe tilápia.

O vice-ministro do mar, Águas Interiores e Pesca, Henriques Bongesse, visitou a empresa localizada no distrito de Inhassunge onde encorajou os gestores da firma a reforçarem a produção de crustáceos tendo em contas os prejuízos da empresa em 2011, na sequência da mancha branca do camarão. "Ver o renascer da aquapesca depois da desgraça causada pela mancha branca isso nos anima e é por isso que queremos encorajar esta empresa" disse.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos