O País – A verdade como notícia

Apreendidas cinco toneladas de peixe kapenta em Tete

Foram apreendidas cinco toneladas de peixe kapenta, na província de Tete, cujo destino era o vizinho Zimbabwe, numa tentativa de exportação ilegal para aquele país. Não há detidos em conexão com o caso, mas o condutor do camião pagou 180 mil meticais de multa pelo transporte daquele produto.

Estavam embrulhados em sacos de diferentes tamanhos, cinco toneladas de peixe kapenta prestes a serem exportados, ilegalmente, para o vizinho Zimbabwe a partir da província de Tete.

“O produto estava a ser exportado de forma ilegal porque não trazia consigo os documentos que comprovavam a sua exportação. Depois de apreendido o camião, na calada da noite, o condutor confirmou que não tinha consigo os documentos. De imediato, a equipa reteve o carro e todo o produto que trazia consigo”, explicou Leonild Chimarizene, director nacional de operações, no Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas.

Da apreensão feita no dia 09 deste mês, não há detidos, mas ao condutor do camião que transportava o pescado lhe foi aplicada uma multa. “A multa foi de 180 mil meticais para a libertação do camião, mas o processo está em curso para o caso de outras infracções constatadas, todavia o produto foi apreendido e vai ser confiscado a favor do Estado”, revelou o director nacional de Operações.

Leonild Chimarizene esclarece que o motorista não foi detido porque aquela espécie de pescado não está no período de veda, ou seja, a única infracção é a tentativa de exportação ilegal.

Ainda no âmbito da fiscalização, foram apreendidas, na cidade da Beira, província de Sofala, 18 artes nocivas à pesca como chicocotas e redes mosquiteiras, posteriormente destruídas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos