O País – A verdade como notícia

Apesar de avanços, persistem desafios para o empoderamento feminino

Apesar de grandes feitos alcançados, a ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, diz que há fragilidades no sector, que constituem um desafio na sociedade moçambicana, com destaque para a desigualdade de género e violência contra a mulher e rapariga.

“O caminho ainda é longo e complexo, mas estamos seguros de que, com determinação e empenho de todos, poderemos alcançar o nosso objectivo de construir uma África livre da violência, discriminação e uniões prematuras, onde mulheres e homens possam usufruir dos mesmos direitos e das mesmas oportunidades”, disse, acrescentando que 48 por cento dos alunois di ensino primário são mulheres.

Ainda sobre os avanços, Nyeleti Mondlane considera que houve aumento “de mulheres com acesso ao emprego formal, ao financiamento e em profissões que outrora consideradas de domínio masculino, aos recursos produtivos, permitindo a criação de renda para o sustento das famílias moçambicanas. Temos mulheres empresárias de sucesso e muitas outras anónimas que asseguram a produção de alimentos e de riqueza”.

De acordo com a ministra do Género, Criança e Acção Social, esforços estão a ser feitos para continuar a expandir o acesso aos programas de saúde sexual e reprodutiva para evitar constrangimentos.

“Continuamos a expandir o acesso aos programas de saúde sexual e reprodutiva, no planeamento familiar, rastreio do cancro do colo do útero e da mama, aumento dos partos institucionais e tratamento anti-retroviral o que resulta na redução da mortalidade materna e da transmissão vertical do HIV e SIDA”, explicou.

Nyeleti Mondlane falava hoje, no âmbito da comemoração do Dia da Mulher Pan-Africana, hoje assinalado sob o lema “Empoderamento Feminino para uma África mais Igualitária”.

O Dia da Mulher Pan-Africana foi estabelecido para comemorar a primeira Conferência Pan-Africana da Mulher, realizada em Dar es Salam, na Tanzânia, em 1962.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos