O País – A verdade como notícia

Apenas duas em cada 10 mulheres usam métodos contraceptivos modernos em Cabo Delgado

Foto: O Pais

A maior parte das raparigas e mulheres da província de Cabo Delgado não usa contraceptivos para evitar gravidez precoce ou indesejada. As estatísticas indicam que apenas duas em cada 10 mulheres é que usam métodos contraceptivos modernos, facto considerado grave pela Primeira-dama da República, Isaura Nyusi, devido aos riscos de vida que as mulheres correm, especialmente durante o parto.

“Na província de Cabo Delgado, a taxa de uso de contraceptivos é de 35%, onde somente duas em dez mulheres usam os métodos modernos, portanto, em Cabo Delgado, usam-se muito pouco os métodos contraceptivos, uma constatação que nos deixa preocupados, e com brevidade temos que atacar todos os focos existentes no país, e superar este cenário,” lamentou Isaura Nyusi, a Primeira-dama da República.

A preocupação da esposa do Presidente da República foi manifestada no distrito de Mecúfi, no centro da província, durante a celebração do Dia Mundial da Contracepção, tendo apelado às raparigas de Cabo Delgado e de todo o país para evitarem a actividade sexual antes de completarem os dezoitos anos de idade.

“Entendam as vantagens de adiar o início da actividade sexual, para pelo menos depois dos dezoito anos de idade, e, na altura de iniciar, façam com muita responsabilidade e conhecimento suficiente sobre o planeamento familiar e contracepção, evitando, assim, gravidez precoce e/ou indesejada. Meus filhos, minhas filhas, a gravidez deve ser uma escolha e não por acaso, temos de planificar para o bem da nossa saúde, devemos planificar para o bem da nossa própria vida, do nosso futuro, bem como do bebé e da nossa família,” apelou Isaura Nyusi.

Segundo estatísticas apresentadas pela Primeira-dama da República, uma em cada duas mulheres dos quinze aos 19 anos de idade é mãe, e uma em cada duas mulheres dos 15 aos vinte e quatro anos de idade, perde a vida, devido à gravidez precoce, parto ou aborto inseguro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos