O País – A verdade como notícia

Apenas 54% das pessoas têm água potável segura na África Subsaariana

Comemora-se amanhã, o dia “Dia Mundial da Lavagem das Mãos”, um lembrete da importância da água no mundo.

O dia é dedicado à advocacia para aumentar a consciência e compreensão sobre a importância da lavagem das mãos com sabão, como uma forma eficaz e acessível de prevenir doenças e salvar vidas.

Segundo Simon Thomas, consultor internacional e membro da direcção da Megapipes Solutions Limited, o lema deste ano “O Nosso Futuro Está à Mão – Vamos Avançar Juntos”, exige uma acção coordenada, uma vez que o mundo trabalha activamente em prol da higiene universal das mãos, como componente fundamental da saúde e segurança.

Apesar da COVID-19 colocar a ênfase na importância da higiene das mãos para prevenir a propagação de doenças, a África Subsaariana está a experimentar o ritmo de progresso mais lento do mundo. Apenas 54% das pessoas têm água potável segura e as pessoas que vivem em zonas rurais, bairros de lata urbanos, zonas propensas a catástrofes e países de baixos rendimentos são os mais vulneráveis e os mais afectados.

“Este último ano sublinhou a necessidade de uma acção colectiva na África Subsaariana para enfrentar a negligência histórica do investimento em políticas e programas de higiene das mãos, que atraem o seu apoio do acesso à água limpa constante”, escreve Simon Thomas.

Segundo disse, é de importância vital concentrar-se nos princípios básicos da segurança da água e na entrega de água limpa a áreas vulneráveis. Os investimentos devem ser feitos não só em novas infra-estruturas, mas também na manutenção e operações dos bens existentes, a fim de melhorar a eficiência e reduzir as perdas de água.

Para poder acompanhar a procura de água limpa, a infra-estrutura desactualizada de captação, tratamento e abastecimento de água precisa de ser modernizada e substituída por tecnologias eficientes e sustentáveis.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos