O País – A verdade como notícia

Antologia ‘Espíritos quânticos’ reúne textos de escritores africanos

O blog Diário de uma Qawwi pretende editar o livro Espíritos quânticos: uma jornada por histórias de África em ficção especulativa. A antologia irá reunir textos de autores africanos, que podem ser submetidos entre 20 de Julho e 10 de Setembro.

 

Mais ou menos 28 autores poderão integrar a antologia intitulada Espíritos quânticos: uma jornada por histórias de África em ficção especulativa. Para o efeito, o blog literário administrado pela escritora Virgília Ferrão, Diário de uma Qawwi, lançou um edital de modo a reunir textos de escritores africanos, com ou sem livro pulicado.

Com a antologia Espíritos quânticos: uma jornada por histórias de África em ficção especulativa a coordenação editorial pretende contribuir para alargar a oferta de histórias africanas escritas em língua portuguesa. Tal intenção surge por se ter constatado que a ficção especulativa ainda é escassa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), num contexto em que esse tipo de escrita tem-se destacado ao nível continental. “Por esta razão, pretendemos com a ajuda de todos os escritores africanos que aceitem apoiar esta iniciativa, proporcionar ao leitor a exploração das múltiplas histórias do continente, através de novos satélites, quer seja do imaginário relativo a África futurística, quer seja por viagens em discos voadores, peneiras mágicas, realidades alternativas, sociedades utópicas, sociedades distópicas, universos múltiplos, na companhia de magos, cientistas, feiticeiros, ancestrais, fantasmas, xipocos, ou outras entidades, em textos inspirados nas nossas culturas, cruzando com novos códigos e imaginários, assim como com novos processos narrativos. Pretendemos, em suma, arrebatar os leitores, com histórias explosivas, mostrando aquilo que pode ser produzido por autores africanos, através da língua portuguesa”, esclarece a equipa do Diário de uma Qawwi.

Os contos, as crónicas ou as histórias que constarão na antologia Espíritos quânticos serão editados no formato físico e a comercialização será em Moçambique e em Portugal. A antologia também sairá no formato áudio-livro e digital, que será disponibilizado na Amazon.

Além dos textos que serão seleccionados por um júri constituído por três profissionais, a antologia contará também com a participação de alguns escritores africanos convidados. Por enquanto, a equipa do Diário de uma Qawwi evita dizer quem são, mas garante revelar os nomes no dia da divulgação dos autores seleccionados via chamada para publicação. “Pensamos em convidar autores que poderiam ter disponibilidade, conhecidos nossos, com quem temos alguma proximidade e com qualidade literária”, avança a organização, que almeja receber histórias criativas, que exploram os valores, a tradição e o universo africano.

A intenção de editar Espíritos quânticos surgiu há algum tempo, mas, devido a vários obstáculos, ficou pendente. Retorna agora, para perdurar, o que dependerá de vários factores. Por exemplo, o nível de interesse nesta primeira edição e a sustentabilidade financeira.

 

O regulamento

A equipa do Diário de uma Qawwi optou por promover a ficção especulativa porque é apaixonada por este tipo de escrita, por entender ser abrangente. Logo, o edital prevê a submissão de géneros ou subgéneros literários, desde que contenham elementos de ficção especulativa. Quer isto dizer que o escritor concorrente pode criar e misturar um ou tantos géneros. O que se lhe exige é ficção especulativa, podendo ser: fantasia, ficção científica, terror sobrenatural ou afrofuturismo.

Cada autor pode submeter um ou mais textos, desde que, no seu conjunto, os textos não excedam duas mil palavras e seis páginas.

Em termos de remuneração, cada autor seleccionado receberá o valor de 0.60 MT (sessenta cêntimos em Meticais) por cada palavra do seu texto, até ao máximo de 2.000 (duas mil) palavras.

Portanto, o regulamento e o e-mail para o qual o(s) texto(s) devem ser enviados podem ser consultados no blog Diário de uma Qawwi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos