O País – A verdade como notícia

Antologia de contos brasileiros e moçambicanos lançada no CCBM

Deveria ter sido lançada a 3 de Abril, mas, por causa dos danos causados pelo Ciclone Idai, no Centro do país, os organizadores do livro, que vivem na cidade da Beira, tiveram que adiar cerimónia de lançamento para 9 deste mês, sempre no Centro Cultural Brasil-Moçambique, na cidade de Maputo, a partir das 18 horas. Assim, a colectânea “Do Índico e do Atlântico: contos brasileiros e moçambicanos” terá apresentação de Nataniel Ngomane, Presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa.

“Do Índico e do Atlântico: contos brasileiros e moçambicanos” reúne textos de sete escritores nacionais e do Brasil. A história da sua produção começa com um convite feito pelo escritor e editor Dany Wambire ao editor Vagner Amaro, da Malê Edições, para edição conjunta de um livro que ajudasse na promoção da literatura moçambicana no Brasil, e, igualmente, promovesse em Moçambique a literatura de alguns dos principais autores contemporâneos do Brasil.

Deste modo, foram seleccionados para fazer parte do livro os contos moçambicanos de Mia Couto (Rosalinda, a nenhuma), Lília Momplé (Stress), Alex Dau (Menina Teresinha), Diogo Araújo Vaz (Apocalipse), Dany Wambire (A mulher sobressalente), Carlos dos Santos (O ilusionista) e Daniel da Costa (A flauta do Oriente) e os contos brasileiros de Conceição Evaristo (Os pés do dançarino), Marcelo Moutinho (Oxê), João Anzanello Carrascoza (Dias raros), Rafael Gallo (Corte), Eliana Alves Cruz (Noite sem lua), Cristiane Sobral (223784) e Miguel Sanches Neto (Sabor).

Para Mia Couto, visivelmente feliz por integrar “um colectivo de gente mais jovem”, uma antologia “é quase sempre o melhor meio de começar junto de um mercado distante”. Pelo facto de se fazer uma selecção de autores, continua o escritor, pode-se, de uma única vez, “projectar nomes diversos com tendências literárias diferentes.”

A apresentação da colectânea na cidade de Maputo enquadra-se nas celebrações da Semana da Língua Portuguesa, que iniciou este domingo.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos