O País – A verdade como notícia

Antologia de contos brasileiros e moçambicanos lançada no CCBM

Deveria ter sido lançada a 3 de Abril, mas, por causa dos danos causados pelo Ciclone Idai, no Centro do país, os organizadores do livro, que vivem na cidade da Beira, tiveram que adiar cerimónia de lançamento para 9 deste mês, sempre no Centro Cultural Brasil-Moçambique, na cidade de Maputo, a partir das 18 horas. Assim, a colectânea “Do Índico e do Atlântico: contos brasileiros e moçambicanos” terá apresentação de Nataniel Ngomane, Presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa.

“Do Índico e do Atlântico: contos brasileiros e moçambicanos” reúne textos de sete escritores nacionais e do Brasil. A história da sua produção começa com um convite feito pelo escritor e editor Dany Wambire ao editor Vagner Amaro, da Malê Edições, para edição conjunta de um livro que ajudasse na promoção da literatura moçambicana no Brasil, e, igualmente, promovesse em Moçambique a literatura de alguns dos principais autores contemporâneos do Brasil.

Deste modo, foram seleccionados para fazer parte do livro os contos moçambicanos de Mia Couto (Rosalinda, a nenhuma), Lília Momplé (Stress), Alex Dau (Menina Teresinha), Diogo Araújo Vaz (Apocalipse), Dany Wambire (A mulher sobressalente), Carlos dos Santos (O ilusionista) e Daniel da Costa (A flauta do Oriente) e os contos brasileiros de Conceição Evaristo (Os pés do dançarino), Marcelo Moutinho (Oxê), João Anzanello Carrascoza (Dias raros), Rafael Gallo (Corte), Eliana Alves Cruz (Noite sem lua), Cristiane Sobral (223784) e Miguel Sanches Neto (Sabor).

Para Mia Couto, visivelmente feliz por integrar “um colectivo de gente mais jovem”, uma antologia “é quase sempre o melhor meio de começar junto de um mercado distante”. Pelo facto de se fazer uma selecção de autores, continua o escritor, pode-se, de uma única vez, “projectar nomes diversos com tendências literárias diferentes.”

A apresentação da colectânea na cidade de Maputo enquadra-se nas celebrações da Semana da Língua Portuguesa, que iniciou este domingo.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos