O País – A verdade como notícia

Angola vai enviar tropas a Moçambique para combater terrorismo em Cabo Delgado

A Assembleia Nacional de Angola aprovou hoje, por unanimidade, o envio de militares angolanos, para apoiar no combate ao terrorismo em Moçambique, integrados na Força em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Segundo o Notícias ao Minuto, a resolução, hoje aprovada, decorre de uma solicitação do Presidente de Angola, João Lourenço, enquanto Comandante-chefe das Forças Armadas angolanas.

A componente angolana integra 20 militares; dois oficiais, no âmbito do mecanismo de cooperação regional; oito oficiais no Comando da Força e 10 tripulantes da aeronave de projecção aérea estratégica do tipo IL-76.

Segundo o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente angolano, Francisco Pereira Furtado, inclui-se, nesta participação, a componente dos esforços logísticos e a contribuição da República de Angola na manutenção desta força, avaliada num total de 1.174.307 de dólares.

“Oficialmente, esta é a primeira missão das Foças Angolanas na vertente de imposição da paz”, disse o governante angolano, anunciando que o contingente do seu país parte no dia 29 deste mês para Moçambique.

O mandato de uma força conjunta em Estado de Alerta da SADC para apoiar Moçambique no combate ao terrorismo, em Cabo Delgado, foi aprovado a 23 de Junho, numa cimeira extraordinária da organização em Maputo, que debateu a violência armada naquela província do norte do país.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos