O País – A verdade como notícia

Angola recebe XIII cimeira da CPLP

A XIII cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ter lugar em 2020, irá realizar-se em Angola. A votação em Angola para receber a cimeira da CPLP foi unânime.

A decisão foi tomada durante o encontro do Sal, ilha de Cabo Verde, onde foi eleito o embaixador português, Francisco Ribeiro Teles, como novo secretário executivo da instituição, escreve o Macauhub.

Durante a XII conferência da CPLP, na ilha do Sal, foi  aprovado também a concessão da categoria de observadores associados da CPLP aos países como Chile, Sérvia, Argentina, Itália, Andorra, França e Luxemburgo.

Foi ainda assinado um pacote de apoio financeiro para os países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), iniciativa do Banco Africano de Desenvolvimento.

A CPLP foi criada a 17 de Julho de 1996, em Lisboa, por sete Estados: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em 2002, com a independência, Timor-Leste tornou-se o oitavo Estado-membro.

A Guiné-Equatorial foi admitida como membro da organização em 2014, durante a Cimeira realizada na capital de Timor-Leste, Dili.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos