O País – A verdade como notícia

Angola recebe primeiro lote de vacinas contra COVID-19 e inicia vacinação

Angola recebeu, ontem, 624 mil vacinas da Astrazeneca/Oxford fabricadas na Índia e financiadas pela COVAX, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que tem como objectivo o acesso justo e equitativo aos países de médio e baixo rendimento.

Para garantir o acesso justo e equitativo aos países de médio e baixo rendimento foi criada em Abril de 2020 a iniciativa Covax, mecanismo a que Angola aderiu em Julho de 2020 e ao abrigo do qual recebeu as primeiras doses de vacinas, sem custos, escreve a DW.

Segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, citada pela Euronews, as primeiras 624 mil doses que chegaram a Luanda fazem parte de um lote de 2 milhões e 172 mil doses que devem chegar ao país até ao final de Maio deste ano.

“Esperamos receber, até ao final de Junho, 6,4 milhões de doses desta vacina e outras que estiverem disponíveis – o que permitirá cobrir as necessidades da primeira etapa do plano de vacinação da Covid-19 do Ministério da Saúde cobrindo 20% da população nacional”, declarou Sílvia Lutucuta.

 

ANGOLA INICIA VACINAÇÃO E INAUGURA DEPÓSITO CENTRAL DE VACINAS CONTRA COVID-19

O primeiro lote de vacinas contra a COVID-19 que chegou, esta terça-feira, ao país já está a ser administrada a um grupo selecionado de 50 pessoas, incluindo profissionais de saúde, órgãos de defesa e segurança e doentes com comorbilidades. Ainda ontem, segundo a Euronews, o país inaugurou um depósito central de vacinas contra a pandemia.

Para a ministra da saúde, que inaugurou o primeiro depósito de vacinas de Angola na Central de Compras de Medicamentos e Meios Técnicos (CECOMA) este é um pilar fundamental no caminho para reduzir ao mínimo o risco de propagação da doença.

Angola regista até à data 510 mortes e contabiliza 20.882 casos de COVID-19 desde o início da pandemia, estando atualmente activos 962.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos