O País – A verdade como notícia

Angola recebe 200 mil doses de vacinas da Sinopharm

A angola recebeu, hoje, 200 mil doses da vacina contra a COVID-19, produzida pela Farmacêutica chinesa Sinopharm. Trata-se do mesmo imunizante e em igual quantidade que a China ofereceu a Moçambique em Fevereiro passado.

As vacinas, doadas pelo Governo da China, são do Instituto Biológico de Pequim e serão distribuídas em algumas províncias angolanas no âmbito do Plano Nacional de Vacinação.

Na primeira fase, a meta é imunizar as pessoas com mais de 40 anos, com comorbilidades, grande exposição à infecção pelo novo Coronavírus, forças de defesa e segurança, explicou a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Segundo a governante, o imunizante foi doado no âmbito da diplomacia em saúde e a China tem sido um parceiro estratégico de Angola no combate à COVID-19.

Sílvia Lutucuta disse que a vacina tem uma eficácia de 79 por cento, sendo um pouco mais alta em alguns países e tem mostrado bons resultados nos Emirados Árabes Unidos, Marrocos e na própria China.

Aliás, à semelhança das declarações do ministro moçambicano da Saúde, Armindo Tiago, a governante angolana disse que a vacina da Sinopharm tem dois aspetos importantes.

O primeiro é a facilidade de conservação de dois a oito graus, e Angola tem uma rede de frio com essas temperaturas, incluindo nos municípios. Segundo, a administração é feita em duas doses. Por isso, as pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca deverão continuar a imunização com o mesmo tipo.

A ministra da Saúde salientou que mais imunizantes poderão chegar a Angola nos próximos dias; algumas adquiridas pelo Estado e outras no âmbito da iniciativa COVAX.

Angola anunciou o primeiro paciente com o Coronavírus a 21 de Março do ano passado. Vinte e quatro horas depois, era a vez de Moçambique.

Até esta quinta-feira, Angola registava 21.836 pessoas infectadas, das quais 20.172 recuperadas 532 óbitos e 1.132 com o Coronavírus, contra 66.762 em Moçambique, 54.095 já livres da doença, 753 mortes e 11.910 com o vírus ainda activo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos