O País – A verdade como notícia

Angola e Gana reforçam acordos de amizade e cooperação

Angola e Gana querem reforçar os laços de amizade e de cooperação a todos os níveis, segundo o comunicado final da reunião realizada ontem entre o chefe de Estado de Angola, João Manuel Lourenço, e o presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, em Luada, no palácio presidencial.

Na ocasião foram rubricados três acordos: A implementação de uma comissão bilateral, o de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e ainda um memorando de entendimento entre os dois países no domínio da Educação.

Durante a reunião entre as duas delegações os chefes de Estado concordaram em cooperar em diversas áreas nomeadamente na Educação, Meio ambiente, ciência, Tecnologia e Inovação, aviação, pesca e aquacultura, promoção de investimentos, de exportação, imigração, alimentação e agricultura, petróleo hidrocarboneto e turismo.

A ocasião serviu igualmente para agendar a sexta sessão da comissão bilateral de cooperação para o último trimestre de 2019, que terá lugar em Acra, capital da República do Gana.

O primeiro e único acordo de cooperação entre a República do Gana e Angola foi assinado em 1981. Esta foi a primeira visita de um chefe de Estado ganês a Angola. Um encontro que serviu para reforçar e definir a cooperação em vários setores como a educação, mas também na agricultura e no turismo.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos