O País – A verdade como notícia

Ângelo Sitoe promove turismo moçambicano no vídeo-clip de rapper americano

Ângelo Sitoe (A2Njando) realizou o mais recente vídeo-clip do rapper norte-americano Skyzoo, que já colaborou com Jill Scott, Lloyd Banks, Dr. Dre, Jadakiss, Talib Kweli e John Legend. O vídeo-clip promove lugares turísticos da cidade de Maputo.

“Forever in a day” é o título da sexta música do álbum In celebration of US, do rapper norte-americano Skyzoo. Lançado há dois anos, o trabalho discográfico do artista contém 15 temas, que, inclusive, estão disponível na Amazon. Mas o que a criação de um artista lá das terras do Tio Sam tem a ver com Moçambique? De facto, tem muito a ver, afinal o último vídeo-clip de Skyzoo foi gravado na cidade de Maputo, as últimas partes ainda este mês.

Com três minutos e quarenta segundos de duração, a música do rapper americano traz uma mensagem de superação, como quem aconselha aos ouvintes a investir em tudo de si nas coisas que fazem. A composição optimista sempre procura enaltecer a moral de que quem eventualmente duvida das suas capacidades ou qualidades. Com efeito, ao decidir fazer o vídeo-clip em Moçambique, Skyzoo explicou a Ângelo Sitoe (A2Njando) o conceito da música. Depois, o americano pediu que o realizador lhe apresentasse um story board, ou seja, uma concepção do que a história final seria em termos de animação visual.  Aí, como que movido pelo seu instinto patriótico, ao invés de optar por realizar um vídeo-clip num estúdio, no qual nem se perceberia que foi gravado em Moçambique, A2Njando sugeriu levar ao vídeo do rapper americano o melhor do turismo urbano da capital do país. A ideia, essencialmente, consistiu em aproveitar a arte para expor e exportar uma boa imagem de Moçambique, abordando em animação locais históricos e distintos da cidade de Maputo, inclusive, capazes de desmistificar a ideia de que Moçambique/ África é apenas pobreza e problemas relacionados. Além disso, Ângelo Sitoe quis manter o nível de estilo e qualidade dos vídeos do rapper, os quais têm como público-alvo uma classe média ou média-alta.

Assim, no vídeo-clip que estreou quarta-feira, no canal YouTube A2Njando, podem se ver locais emblemáticos como a Fortaleza de Maputo, Museu Nacional da Moeda, Mercado do Povo, Casa de Ferro, a Sê Catedral, Vila Algarve, Praça da Independência, Conselho Municipal de Maputo e ainda figuras como Samora Machel, Eduardo Mondlane, José Craveirinha e Eduardo White. Por isso, Ângelo Sitoe acredita: “Acho que o vídeo-clip da música ‘Forever in a day’ vende Maputo e vai melhorar a imagem que se tem da cidade. Sendo Skyzoo norte-americano, de Brooklyn, pode contribuir para que através da história que contamos visualmente consigamos vender bem a imagem de Moçambique”.

De acordo com Ângelo Sitoe, Skyzoo gostou muito de Moçambique e da cultura. Além de se divertir em espaços como Beergarden e Mercado de Peixe, o americano não resistiu ao chá balacate, tendo levado algumas doses consigo lá para o país de, já agora, Joe Biden.

Para o rapper gravar o vídeo-clip, ficou em Maputo dois dias, este mês. Entretanto, as gravações foram rápidas. Em seis horas já estavam fechadas, sem margem de erro, porque o tempo de permanência do americano na cidade das acácias era realmente escasso. Skyzoo veio a Maputo especialmente para gravar o trabalho, depois de um espectáculo realizado na África do Sul.

Primeiro rapper americano a gravar vídeo-clip em Moçambique

Se, por lado, Ângelo Sitoe nunca tinha gravado um vídeo-clip de um cantor americano, por outro, segundo diz, nunca um rapper dos Estados Unidos tinha filmado em Moçambique. O criativo moçambicano já teve a experiência de trabalhar com músicos estrangeiros, como Paulo Flores, mas esta foi a sua estreia em termos de realização de um artista de fora do continente. E de que país… Se isso lhe deu alguma pressão? “Não, não me senti pressionado por ele ser americano. Skyzoo deixou-me à vontade e acho que já tenho experiência suficiente para não ficar nervoso nessas circunstâncias”.

A produção e gravação do “Forever in a day” foi muita fechada. Ângelo Sitoe conta que teve de fazer tudo sozinho para que a novidade não chegasse aos jornais ou às redes sociais antes do tempo. “Skyzoo pediu-me muita descrição enquanto gravávamos”. E agora? “Espero que muitas pessoas vejam o trabalho que fizemos e que, por isso, músicos estrangeiros que forem a ver sintam-se tentados a conhecer e fazer trabalhos desta natureza em Moçambique”.

O primeiro contacto

O rapper norte-americano Skyzoo participou em duas edições do Festival Amor à Camisola, cujo director criativo é o rapper moçambicano Simba Sitoi. A última vez foi ano passado. Nesse evento em Ângelo Sitoe esteve como influencer, e ambos trocaram impressões e cada um ficou a conhecer o trabalho do outro. Um ano depois, Skyzoo voltou a Moçambique para gravar, eventualmente, o primeiro de vários vídeo-clipes no país. O rapper tanto gostou do trabalho do realizador moçambicano que nem sequer propôs rectificação. O passo que segue é, consciente ou inconscientemente para o rapper, promover o turismo da capital moçambicana nos states. Aliás, considerando a densidade populacional nos EUA, Sitoe tem esperança que esta seja uma grande abertura para a sua internacionalização naquele país, pois, assim o seu trabalho terá mais visibilidade.

Ângelo Sitoe (A2Njando) já realizou mais ou menos 100 vídeos-clipes, entre vários, de autores como  Valdemiro José, Nelson Nhachungue, Lizha James, Dama do Bling e Ubakka.  “Este trabalho com Skyzoo é mais um grande destaque ao meu currículo, depois de, no passado, ter sido o primeiro realizador moçambicano a divulgar oficialmente um vídeo-clip gravado com iPhone no país. Quando Skyzoo aprovou o vídeo sem propor alterações, a primeira coisa que me ocorreu a seguir foi: quem me dera fazer um vídeo-clip de Beyonce”.

Quem é Skyzoo?

Skyzoo é o pseudónimo de Gregory Skyler Taylor. É um actor e rapper norte-americano. Lançou vários álbuns a solo e colaborativos notáveis, incluindo Cloud 9: The 3 Day High, The Salvation, A Dream Deferred, Music For My Friends, e, recentemente, In Celebration Of Us. Até aqui, trabalhou com artistas como Jill Scott, Wale, Lloyd Banks, Tyrese, Dr. Dre, Raheem Devaughn, Black Thought, Jadakiss, Talib Kweli, Spike Lee, John Legend. Skyzoo tem feito digressões muitas vezes por ano em toda a Europa, África, Austrália e Ásia.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos