O País – A verdade como notícia

Anda à venda água de esgotos em embalagens de óleo alimentar

A Inspecção Nacional de Actividades Económicas, INAE, em Nampula diz receber muitas queixas de consumidores que relatam uma burla no óleo alimentar vendido em vários estabelecimentos comerciais.

Numa operação levada a cabo recentemente e que contou com a presença da Polícia, foram encontrados, num estebelecimento, alguns recipientes que estavam selados e que continham água de esgotos e não óleo alimentar como sugere a embalagem. O comerciante, identificado apenas por Muhamade, disse que não sabia da situação.

“Comprei 30 baldes grandes e 30 pequenos. Semana passada veio alguém e disse que tinha um balde com água. Eu disse que não ia aceitar devolver porque pensei que tivesse trocado. Hoje aconteceu de novo”, explicou o comerciante.

Os inspectores da INAE foram até ao revendedor onde foi adquirido o stock, abriram algumas embalagens e não detectado o problema. Entretanto, a proprietária, que não quis gravar entrevista, disse que nos anos passados sofreu a mesma burla, só que desde 2019 que não se registavam essas situações.

“Estamos ainda a levar a cabo uma investigação. Começamos da loja do agente económico e estamos onde ele adquiriu e ainda não dá para avançar qualquer conclusão. Vamos continuar a fazer a investigação até que encontremos a origem desse problema”, garantiu Lacerda Cândido da Silva, da INAE.

O comerciante em causa chegou a ser conduzido à esquadra, mas depois foi solto. A investigação do caso continua na Polícia, assim como ao nível da INAE.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos