O País – A verdade como notícia

Anadarko fecha mais dois contratos de venda de gás

A petrolífera norte-americana, Anadarko, anunciou esta terça-feira, ter chegado a acordo de compra e venda do gás moçambicano, para a Shell International Trading Middle East Ltd e Tokyo Gas.

Em dois comunicados enviados a nossa redacção, a Anadarko Petroleum Corporation, anunciou que a empresa Mozambique LNG 1, a entidade comercial de propriedade conjunta dos co-investidores da Área 1, da Bacia do Rovuma, assinou um Contrato de Compra e Venda (CCV) com a Shell, para comercializar dois milhões de toneladas por ano (MTPA) por um período de 13 anos.

“Estamos bastante satisfeitos em anunciar este CCV com a Shell, que se baseia em acordos previamente anunciados e que eleva as nossas vendas totais de longo prazo para 7,5 MTPA, com contratos adicionais esperados num futuro próximo”, disse Mitch Ingram, vice-presidente executivo da Anadarko para o pelouro Internacional, Águas Profundas e Pesquisa.

Acrescentando, que “com a expectativa de uma crescente procura de Gás Natural Liquefeito (GNL) em todo o mundo nos meados da próxima década, a forte reputação global da Shell em GNL, combinada com os recursos significativos e a localização geográfica favorável do GNL em Moçambique, cria uma oportunidade única para disponibilizar aos clientes um fornecimento fiável a longo prazo de energia limpa”.

O comunicado refere ainda, que a Mozambique LNG está “extremamente satisfeita” por ter a SHELL a bordo como um dos clientes de base, e o contrato rubricado aumenta a crescente lista de clientes de alta qualidade, demonstrando o excelente progresso em direcção ao objectivo declarado de tomar uma decisão final de investimento durante o primeiro semestre deste ano.

“Estamos confiantes que, através deste contrato, o GNL de Moçambique encontrará o seu caminho para um número diversificado de mercados a nível global”, realça a nota da Anadarko.

O segundo contrato de Compra e Venda do gás moçambicanos, a petrolífera norte-americana, assinou com a Tokyo Gas e a Centrica LNG Company Ltd, uma subsidiária da Centrica Plc, para o fornecimento de GNL a longo prazo.

O Contrato conjunto, requer o fornecimento de 2,6 milhões de toneladas por ano, desde o início da produção até aos princípios dos anos 2040.

“Este contrato de compra conjunto inovador com a Tokyo Gas e a Centrica irá garantir um fornecimento fiável de gás natural limpo para ajudar a satisfazer a procura de energia no Japão e na Europa.

É o sinal do início de uma nova e duradoura relação entre o primeiro desenvolvimento de GNL onshore (na terra) de Moçambique e estes dois clientes de base proeminentes e respeitados”, disse Mitch Ingram.

Sublinhando, que a sua companhia está entusiasmada em apoiar o desejo do governo japonês para o fornecimento de GNL a longo prazo, flexível e a preços competitivos, de modo a gerir proactivamente as flutuações da procura nos seus mercados domésticos e a aumentar a sua segurança energética nacional.

Refira-se, que a Anadarko está a desenvolver a primeira fábrica de GNL onshore em Moçambique, composta por dois módulos de Gás Natural Liquefeito iniciais com capacidade total de 12,88 MTPA para apoiar o desenvolvimento dos campos Golfinho/Atum localizados inteiramente na Área 1 Offshore (no mar).

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos