O País – A verdade como notícia

Ana Rita Sithole insta mulher moçambicana a ser mais solidária

A deputada e membro da Comissão Permanente da Assembleia da República, Ana Rita Sithole, insta a mulher moçambicana a ser mais solidária uma com a outra e juntas contribuírem para a sua maior presença nos órgãos de tomada de decisão.

Falando sexta-feira finda, dia 22, na Cidade da Matola, Província de Maputo, durante uma acção de capacitação das deputadas do Gabinete da Mulher Parlamentar em matéria da indústria extractiva, género e liderança feminina no contexto parlamentar, Sithole afirmou que o que impera o progresso da mulher moçambicana é a falta de solidariedade.

“Vimos que raras vezes, quando uma mulher ascende a um cargo de liderança, ela tem a solidariedade das suas colegas”, disse Sithole, sublinhando que “portanto, precisamos de trabalhar mais para podermos garantir que elas consigam alcançar altos níveis de progresso, criando condições para o seu crescimento, olhando para as camadas desfavorecidas e a juventude”.

Dissertando em torno do tema “Experiência da Mulher na Liderança”, a deputada mostrou-se preocupada com a fraca presença da mulher moçambicana nos cargos de liderança, tendo vincado que “não podemos dar-nos por satisfeitas, porque mesmo o nível de participação da mulher dentro dos grupos parlamentares ainda não é notório”.

Segundo a deputada e membro da Comissão Permanente da Assembleia da República, no seio da mulher moçambicana, ainda há muito trabalho por realizar, pois ela precisa de conquistar espaços e identificar os aspectos que imperam o seu progresso.

Organizada pela Assembleia da República, em parceria com o IMD, a capacitação teve como facilitadores técnicos das diversas instituições do Estado, tendo como finalidade municiar as mulheres parlamentares de conhecimentos que lhes permitam influenciar outras na participação activa no processo de desenvolvimento sustentável do sector da indústria extractiva em Moçambique.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos