O País – A verdade como notícia

Amigos do Museu do Cinema abrem candidaturas para 13ª edição do KUGOMA

A Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique abriu as candidaturas para a 13ª edição do Fórum de Cinema Moçambique – KUGOMA. Os cineastas africanos interessados podem concorrer entre 15 de Abril e 15 de Junho.

Uma vez mais, o Fórum de Cinema Moçambique irá levar à grande tela as emoções da sétima arte produzida por africanos. Nesta 13ª edição do evento, a Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique irá privilegiar a criação de novos públicos e a premiação de jovens profissionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Tais iniciativas, sublinha a organização, serão acompanhadas por actividades de valorização do património audiovisual e de formação, sobre diversas áreas profissionais.

Ao contrário do que aconteceu nos dois últimos anos, nesta 13ª edição, o Fórum de Cinema Moçambique – Kugoma irá acontecer de forma híbrida, ora presencial, com sessões de masterclasses, ora online. Assim, com o regresso do evento ao contacto com o público, como tem sido habitual, a iniciativa cinematográfica poderá realizar o Kugoma Escolas, que consiste em levar ao cinema alunos do ensino secundário de instituições públicas da capital do país. A iniciativa, com efeito, acontece em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, e, segundo o a nota de imprensa do KUGOMA 2022, beneficia centenas de jovens locais.

Ora, porque o Fórum de Cinema Moçambique também é network e intercâmbio,  a Associação dos Amigos do Museu do Cinema pretende promover, nesta edição, a rubrica Conversas KUGOMA, reunindo, desse modo, realizadores, produtores, investigadores e empreendedores do sector dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa numa parceria com a Rede de Cinema e Audiovisual PALOP-TL.

Ainda para a 13ª edição, já que o cinema interage com outras manifestações artísticas, a organização do Fórum de Cinema Moçambique, na rubrica Cine-concerto KUGOMA, prevê trabalhar com músicos e estudantes de música para criar uma banda sonora original para filmes que se encontram já em domínio público, e apresentar os resultados desse trabalho de criação, ao vivo, no Auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano, na Cidade de Maputo.

Os que pretenderem enviar as suas curtas-metragens para a presente edição do Fórum de Cinema Moçambique – KUGOMA podem fazê-lo entre 15 de Abril e 15 de Junho. A submissão está aberta aos cineastas africanos, no continente e noutras regiões.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos