O País – A verdade como notícia

Americana Dominic Wilson reforça First Bank na Taça dos Campeões

Terceiro classificado na edição 2016, o First Bank da Nigéria contará, na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, com quatro atletas que em Agosto último conquistaram o “Afrobasket” de Bamako, no Mali.

Trata-se de Nkechi Akashili, Chima Udeaja, Cecilia Okoye e Ugochi   Nicole Nwaigwe, jogadoras que ajudaram o conjunto orientado por Sam Vicent a vencer, na final, o Senegal por 65-48.

O First Bank conta, outrossim, com os préstimos da norte-americana Dominique Wilson, extremo que já evoluiu na NCAA, liga universitária de basquetebol dos EUA.

Há, igualmente, a destacar a integração da costa marfinense Minata Fofana, jogadora que obteve médias de 4.4 pontos/jogo e 3.4 ressaltos/jogo no “Afrobasket” 2017, em Bamako, Mali.

As outras atletas são: Deborah Chidinma Nwakanma, Nkem Uwa Akaraiwe, Titi Bilikis Adekoya, Magdalene Ukato, Tina Akaraiwe e Mary Isuambuk.

O treinador do First Bank, Peter Ahmedu, diz que as jogadoras seleccionadas são algumas das melhores na Nigéria e que "acumulam experiência para fazer uma boa prova".

O “coach” explicou ainda que o "exercício de acampamento proporcionou à equipa técnica a oportunidade de ter um olhar mais atento às jogadoras à disposição, o que foi útil na minha decisão final", disse em entrevista .

As “Elefant Girls”, vencedoras da zona III, esperam jogar na final na Arena Multiusos da Kilamba.  

Enquanto isso, Musa Kida, presidente da Federação de Basquetebol da Nigéria, assegurou que esta agremiação irá prestar todo apoio ao First Bank.

“Definitivamente, vamos apoiá-los dentro daquilo que são as suas necessidades. Ano passado, vocês ficaram em terceiro lugar e deram boas indicações, em Moçambique. Eu acredito que este ano podem fazer melhor e trazer o título”, manifestou o desejo.

Musa Kida disse, por outro lado, que a inclusão de quatro campeãs africanas pelas "D'Tigress" no "Afrobasket" dá maior consistência à equipa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos