O País – A verdade como notícia

Álvaro Taruma apresenta “Para uma cartografia” em Portugal

O livro de estreia de Álvaro Taruma, "Para Uma Cartografia da Noite", vai ser apresentado, hoje, às 18h30, no espaço "Atelier Aberto", em Lisboa, capital portuguesa. A apresentação estará a cargo de Fernanda Angius, professora reformada de Literatura e História da Arte.

O evento que confirma a internacionalização literária do autor contará com a participação de associações culturais locais, e destina-se a um público variado.

O convite para o lançamento em Lisboa já havia sido efectuado um pouco após a apresentação do livro em Maputo,  ano passado, pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora  (CEMD) e também já era um desejo particular do autor com vista a divulgação internacional do nome e da obra, sobretudo no espaço de língua portuguesa.

O Atelier Aberto é um espaço frequentado pela boémia lisboeta, e é gerido pelo artista moçambicano Malenga,  radicado há vários anos em Portugal, e integra uma galeria e restaurante com gastronomia africana, para além de receber músicos e tertúlias literárias.

O desejo inicial com a experiência é encontrar e entrecruzar culturas, para que os portugueses e outros povos falantes da língua portuguesa possam beber da experiência literária moçambicana,  sobretudo a nova poesia feita por autores jovens, servindo,  portanto, de um porta-voz da geração emergente de poetas pós 2010. “E é também disso que irei debruçar-me durante a apresentação”, disse Taruma.

O livro “Para uma cartografia da Noite” tem por um lado um condão autobiográfico mas que caracteriza uma experiência dos nossos tempos, sendo portanto universal, embora marcado por características próprias de uma poesia marcadamente lírica. “É tambem esse lado lírico e irreverente de que quero falar e descortinar elementos que nos unem e ao mesmo tempo nos separam enquanto povos Unidos por uma mesma língua e traços sociais”.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos