O País – A verdade como notícia

Alunos da “Franciscana” podem estar a sofrer de histeria colectiva

Foto: O País

Persistem as manifestações causadas por supostos espíritos nos alunos da Escola Secundária Franciscana em Marracuene. Entretanto, os especialistas dizem tratar-se de histeria colectiva e as alunas não padecem de nenhuma doença.

As alunas continuam a ter manifestações no recinto da Escola Secundária Franciscana. As autoridades a nível do distrito de Marracuene já tomaram conhecimento do caso e levaram os alunos para uma unidade sanitária para exames médicos e já há resultados preliminares das investigações em curso. Uma das constatações é que há histeria colectiva, como avança o médico e a psicóloga clínica que estão à frente do caso.

“A medicina pode explicar aquele tipo de fenómeno, mas o que pudemos constatar ontem parecia ser mais um quadro de histeria colectiva”, explicou o médico Ryyan Bhikaque.

Por seu turno, Ester Bispo, psicóloga clínica, avança que é preciso identificar a causa da histeria colectiva. “Bom, primeiro, temos que encontrar as causas desse comportamento.”

Élio Mudendere, psicólogo, diz que, depois de se constatar que é histeria colectiva, é preciso encontrar solução “através de actuação espiritual como a reza, mas também através da actuação psicológica ou mesmo através da intervenção da medicina tradicional em alguns casos, é possível controlar, porque essas alterações são periódicas, não levam muito tempo e sempre passam”.

Entretanto, o sector da Educação em Marracuene diz que as alunas entram em crises emocionais, porque não querem fazer provas e exames referentes ao fim do primeiro trimestre. Justino Cuna, director do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia, diz que há casos de alunas que se manifestam e, quando são presentes ao médico, recuperam-se voluntariamente antes de manter contacto com o clínico.

“Como sector de Educação, temos consciência de que aquelas alunas nunca perderam avaliações, portanto há manifestações, mas no mesmo dia elas mesmas já estão a requerer para realizar a prova, quando estão recompostas, voltam a fazer a avaliação”, referiu.

Histeria colectiva, também conhecida por histeria em massa, é o fenómeno sociopsicológico definido pela manifestação dos mesmos sintomas por mais de uma pessoa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos