O País – A verdade como notícia

Alicia Mateus focada nos Jogos da Commonwealth

Fotos: O País

A nadadora moçambicana, Alicia Mateus, diz estar focada e concentrada para os Jogos da Commonwealth que vão decorrer entre Julho e Agosto, na Inglaterra.

Os Jogos da Commonwealth 2022 aproximam-se e os atletas moçambicanos já começam a pensar na sua participação nesses jogos, com destaque para os da natação, modalidade pela qual o país se fará presente.

Uma dessas atletas que já pensa nas provas que terão lugar em Julho e Agosto deste ano em Birmingham, na Inglaterra, é Alicia Mateus, nadadora do Clube Tubarões de Maputo, que diz estar já estar focada, depois de ter participado e conquistado o Torneio Nadador Completo, na Piscina Olímpica do Zimpeto.

Envaidecida pela conquista do Torneio depois de deixar para trás Domingas Munhemeze, a sua actual concorrente directa nos últimos anos e até algumas atletas angolanas, agora o foco é nos jogos de Birmingham. “Tenho muita motivação e vejo que sou capaz, com participação de outros países, porque com a presença de Angola, que foi convidada, conseguimos destacar-nos”, disse Alicia Mateus.

Aliás, é neste quesito que Mateus ganha asas para voar, até porque “acho que, se continuar a treinar, vou ter bons resultados”.

Para a XXII edição, Moçambique espera levar a prova em que já conquistou seis medalhas, cerca de 20 atletas.

Moçambique estreou-se nos Jogos da Commonwealth em 1998 quando Malásia acolheu, em Kuala Lumpur, onde conquistou duas medalhas, sendo uma de ouro e outra de prata, terminando na 20ª posição, de uma prova que contou com 69 países.

Na sua segunda participação, em 2002, Moçambique terminou na 25ª posição com apenas uma medalha de ouro, numa prova realizada em Manchester, na Inglaterra, com participação de 72 selecções. Em 2006, em Melbourne, na Austrália, onde estiveram presentes 71 países, na prova marcada pela ausência do Zimbabwe, que não mais participou nesta competição, Moçambique participou com 19 atletas e não logrou nenhuma medalha.

Na última edição destes jogos, em 2018, novamente na Austrália, a delegação moçambicana foi composta por 44 pessoas, entre as quais 25 atletas, que competiram nas modalidades de atletismo, natação, voleibol de praia, boxe, basquetebol feminino e ciclismo.

Para este ano, a prova terá lugar em Birmingham, Inglaterra, uma cidade que tem uma tradição histórica de sediar eventos desportivos e também apresenta uma diversidade única de locais. Por ora, 95% dos locais propostos estavam prontos em 2017 e, além disso, estes locais não precisariam de obras específicas para o evento. A única grande obra prevista para o evento seria a reforma completa do Alexander Stadium que sediará as cerimónias e os eventos do atletismo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos