O País – A verdade como notícia

Alicia Mateus completa “legião” de “olímpicos”

A nadadora do Clube de Natação Golfinhos de Maputo, Alicia Edna Ossumane Mateus, vai representar Moçambique nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, evento a realizar-se de 8 a 17 de Julho corrente.

A indicação da nadadora, de 17 anos, segundo a Federação Moçambicana de Natação, observou os critérios definidos pela Federação Internacional de modalidade (FINA) para os atletas convidados no quadro da universalidade olímpica, ou seja, melhor classificação na tabela da FINA.

Com efeito, e segundo a tabela divulgada, o nadador Igor Mogne, a evoluir no Sporting de Portugal, está em primeiro lugar com 822 pontos, seguido de Matthew Lawrence que contabiliza 669 nos masculinos.

No que aos femininos diz respeito, Jéssica Teixeira, já retirada, está na primeiríssima posição com 687 pontos, seguida de Alicia Mateus com 520 pontos. Ora, com Jéssica Teixeira fora das “águas”, outro caminho não havia senão…apontar para Alicia Mateus.

A Federação Moçambicana de Natação justifica, numa nota enviada ao O País, que a selecção da nadadora, que irá competir na especialidade de 50 metros livres,  está relacionada com os resultados obtidos no Campeonato de Natação da Região da zona VI, competição que decorreu entre os dias 20 e 23 de Fevereiro do ano passado.

Alicia Mateus obteve, no certame, o registo de 29 segundos e 42 milésimos. Desta forma, Alicia Mateus completa a lista dos dez atletas nacionais que irão desfilar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a saber: Alcinda Panguana e Rady Gramane  (boxe), Joaquim Lobo  (canoagem),  Deisy Nhaquile, Maria Machava e Denise Parruque (vela),  Kevin Loforte  (judo), Creve Machava ( atletismo), Igor Mogne e Alícia Mateus (natação).

Esta será a maior delegação de Moçambique nos Jogos Olímpicos, sendo que a maior ausência será Kurt Kouto, porta-estandarte nas últimas edições.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos