O País – A verdade como notícia

Alguns munícipes de Tete ignoram uso de máscaras e alegam “muito calor”

Alguns munícipes da cidade de Tete ignoram o uso de máscaras e apontam as altas temperaturas na urbe como a razão. Entretanto, o Instituto Nacional de Saúde (INS) apela ao cumprimento da medida e pede que as altas temperatura não sejam desculpa para o descuido em relação ao vírus.

A cidade de Tete é conhecida pelas suas altas temperaturas. No Verão, o calor é intenso. Não obstante o perigo que o novo Coronavírus representa, alguns munícipes da urbe ignoram o uso de máscaras e a temperatura é apontada como a principal razão para isso.
“Desculpa, não vou mentir, aqui faz muito calor. Por isso, não tenho a máscara comigo”, disse um munícipe interpelado pelo “O País”.

“Tenho a máscara comigo, mas não usei. É que faz muito calor por aqui”, disse outro munícipe com a máscara ao pescoço, local impróprio para o uso deste equipamento de prevenção e protecção contra a COVID-19.

O país fez uma ronda no mercado municipal 1º de Maio em tete, onde alguns clientes e vendedores também não usam a máscara. Quem usa, o faz de forma incorrecta.

“Não usei a máscara porque está a aquecer demais”, afirmou um vendedor à nossa reportagem, acrescentando que “sempre que aquece muitos não levam consigo a máscara”.
Entretanto, apesar de das altas temperaturas que Tete regista, o INS reitera o apelo para o cumprimento do uso da máscara para evitar a propagação do novo Coronavírus.

“É importante que [os munícipes] cumpram com as medidas de prevenção anunciadas pelo Ministério da Saúde”, disse Mussagy Mohamad, investigador do INS, ao “O País”.

O investigador avançou ainda que, “a partir do momento que vamos à rua” é imperioso o uso da máscara e “é importante cumprir” a orientação sobre “o distanciamento social”, assim como a lavagem das mãos.

Em média, as temperaturas na cidade de Tete rondam entre 39 graus celsius, chegando a atingir 43 de máxima. Ontem por exemplo, os termómetros atingiram 39 graus celsius.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos