O País – A verdade como notícia

Alfândegas apreenderam 5 mil garrafas de bebidas alcoólicas sem selos

Foto: O País

As Alfândegas, na Província de Maputo, recuperaram mais de 15 milhões de Meticais em produtos contrabandeados, com destaque para bebidas alcoólicas, tabaco e produtos alimentares diversos, de Janeiro a Março passado. Só na primeira quinzena do mês de Março, as autoridades recuperaram produtos contrabandeados que lesariam o Estado em mais de dois milhões de Meticais.

Trata-se de mais uma tentativa de contrabando de milhares de garrafas de bebidas alcoólicas de marcas diversas, produtos de desinfecção que as alfândegas frustraram, em Março, no posto fronteiriço de Namaacha, Província de Maputo.

Leonel Vasco, director operacional das Alfandegas, na Província de Maputo, falando a jornalistas hoje, na fronteira de Namaacha, disse que a apreensão é fruto das actividades normais de fiscalização na fronteira numa carrinha vindo do reino de eSwatini.

“Estamos a falar de cinco mil garrafas de bebidas alcoólicas que estavam a passar por posto. Só para esta mercadoria, estamos a falar de dois mil milhões de Meticais que o Estado perderia”, referiu Leonel Vasco, director operacional das Alfandegas na Província de Maputo.

À lista, juntam-se cosméticos, produtos alimentares e de limpeza, que foram aprendidos de Janeiro a Março deste ano, tendo sido recuperados mais de 15 milhões de Meticais. O destaque vai para o controlo da selagem das bebidas.

Segundo a fonte, o processo de selagem tem ajudado a controlar a entrada de bebidas sem selo e, pela pressão que as autoridades fazem, tende a reduzir o contrabando.

“O processo de selagem está a decorrer normalmente. Estava a obedecer a duas fases, estando a primeira já concluída a das bebidas espirituosas e, agora, aguarda-se a segunda, que prevemos que inicie em meados de Outubro, salvo erro, para as cervejas e RTD”, concluiu.

As alfândegas da Província de Maputo fazem um balanço positivo das actividades do primeiro trimestre, no qual alcançaram 6.4 mil milhões de Meticais, contra 5.4 previstos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos