O País – A verdade como notícia

Alemanha reafirma compromisso de apoiar projectos de desenvolvimento em Inhambane

Fotos: Lance Moz

O embaixador da Alemanha, Lothar Freischlader, efectuou uma visita de trabalho a Inhambane, entre os dias 25 e 27 do mês em curso, naquilo que foi a sua primeira deslocação àquela província desde o início das suas funções.

Na ocasião, o embaixador reuniu-se com a secretária de Estado, Ludmila Maguni, e o governador, Daniel Chapo. A província de Inhambane constitui uma das regiões focais da cooperação alemã para o desenvolvimento em Moçambique, pelo que o embaixador se fez acompanhar pelo chefe da Cooperação, Senhor Thierry Kühn.

No encontro, foram passadas em revista as fortes relações bilaterais existentes, sendo que, nos últimos anos, foi implementada pela GIZ e KfW a maior parte dos projectos da cooperação alemã para o desenvolvimento, estimados em 70 milhões de euros, nas áreas de descentralização e finanças públicas, desenvolvimento socioeconómico e energia.

De referir que, actualmente, o Banco alemão para o desenvolvimento, KfW, encontra-se a financiar infra-estruturas municipais em Inhambane, Maxixe, Massinga, Vilankulo e Quissico, através dos projectos “PODIA” e “Cidades Costeiras” num total de 25 milhões de euros.

O embaixador visitou ainda diferentes empreendimentos e projectos financiados e implementados pela cooperação alemã, entre os quais o Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane, que contou com um financiamento de 4,5 milhões de euros e mostrou-se “satisfeito com o nível de implementação dos projectos da cooperação alemã para o desenvolvimento, bem como com o nível de comunicação e articulação existentes entre os parceiros alemães e as entidades locais”.

A convite do Presidente do Conselho Autárquico de Vilankulo, Williamo Tunzine, o embaixador deslocou-se ao Município, que, por sua vez, é o único que possui uma relação de parceria e amizade com a Alemanha, através do Município de Aalen.

Fazendo um balanço positivo da sua estadia na província de Inhambane, o embaixador reafirmou “o comprometimento do Governo alemão em continuar a implementar projectos nesta província, a fim de contribuir para o desenvolvimento desta província e de todos os seus habitantes”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos