O País – A verdade como notícia

Alcance publica “Moçambique e outros poemas” de José Craveirinha

Moçambique e outros poemas dispersos é o novo livro de José Craveirinha, que será apresentado às 17h30 de quarta-feira, no auditório do BCI, na cidade de Maputo, a título póstumo.
Numa cerimónia que contará com a presença e intervenção da família Craveirinha, o livro será apresentado pelo professor catedrático, antigo Director da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, Armando Jorge Lopes, autor do livro A batalha das línguas.  

O POETA-MOR

José João Craveirinha nasceu a 28 de Maio de 1922, na então cidade de Lourenço Marques, e faleceu a 6 de Fevereiro de 2003. Os seus restos mortais repousam na cripta da Praça dos Heróis, em Maputo. Cravo iniciou a sua carreira no jornal O brado africano e, posteriormente, trabalhou nos jornais Notícias e Tribuna.

De acordo com o comunicado da Alcance Editores, grande parte da sua poesia ainda se mantém dispersa na imprensa, não tendo sido incluída nos livros que publicou em vida. Outra parte permanece inédita e faz parte do seu volumoso espólio.

Além da sua actividade como jornalista e poeta, José Craveirinha desempenhou um papel de relevo na vida desportiva e associativa de Moçambique, a partir dos anos 50, tendo chegado a ser Presidente da direcção da Associação Africana, agremiação que constituiu um foco importante das ideias nacionalistas. Em 1965, foi preso pela PIDE/DGS, acusado de fazer parte de uma célula da 4ª Região político-militar da FRELIMO, tendo sido julgado, condenado e cumprido pena até 1969. Foi o primeiro Prémio Camões africano, distinção que lhe foi atribuída em 1991.Foram-lhe ainda atribuídas as seguintes medalhas: Medalha Nachingwea, Medalha de Ouro da Comuna de Concesio (Brescia), Medalha de Ouro do Município de Aljezur, Medalha de Ouro 1º Grau do Município de Sintra e Medalha de Ouro de Mérito da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo Medalha de Ouro Participação no “Seminário Internacional de Estudo da Nova Literatura Africana” (Roma). Em 2002 a Universidade Eduardo Mondlane outorgou-lhe o Grau do Doutor Honoris Causa. Nos últimos anos de vida exerceu o cargo de Vice-Presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa.

Moçambique e outros poemas dispersos sai sob a chancela da Alcance Editores.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos