O País – A verdade como notícia

Águas da Região de Maputo lança projecto para gerar emprego e renda para jovens

Denominado “Projecto Cobrança Com Envolvimento das Comunidades”, a empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) lançou, ontem, no distrito Municipal KaMaxaquene, na cidade de Maputo, um projecto-piloto que vai gerar emprego e renda para jovens e secretários de bairro envolvidos no processo de sensibilização dos clientes para pagamento de facturas de água.

O presidente de Conselho de Administração (PCA) da AdeM, Elias Machava, disse que o projecto vai trazer melhorias nas condições de vida das comunidades, criando oportunidades de emprego para os jovens, em resposta a um dos objectivos do Governo, que é o da criação e geração de renda.

“Este projecto tem por objectivo criar condições para que haja uma maior aproximação dos serviços às comunidades, isto é, assegurar a participação das comunidades na prestação de serviços. Este é um projecto que vai envolver as secretarias dos bairros”, explicou Elias Machava.

Para Domingas de Sousa, vereadora do distrito Municipal KaMaxaquene, o projecto é importante na medida em que vai de forma indirecta envolver jovens na colecta das cobranças, onde uma percentagem das cobranças reverte-se em benefício da comunidade.

“As pessoas já se interessam e procuram informação sobre o pagamento das facturas. O projecto envolve inicialmente oito bairros por causa da situação da COVID-19. Queremos que este projecto abarque muito mais jovens”, indicou a vereadora.

Gabriel Sitoe, um dos beneficiários da iniciativa e residente no bairro da Mafalala, que participou na formação dirigida aos secretários dos bairros, disse que a mesma constituiu uma mais-valia pois representou uma oportunidade para aprender sobre os sistemas e as tecnologias a serem usadas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos