O País – A verdade como notícia

Agricultura e transporte seleccionados para investimento pela MCC

O Governo de Moçambique aprovou as áreas da agricultura e do transporte rural como sectores-chave para o próximo “compacto” de projectos de desenvolvimento financiados pela Millennium Challenge Corporation (MCC) do Governo dos EUA.

“Após mais de seis meses de entrevistas com centenas de intervenientes moçambicanos, análise económica intensa pela MCC e os seus parceiros moçambicanos, e uma análise substantiva por um painel de peritos nomeados pelo Governo de Moçambique, a MCC e o Governo de Moçambique identificaram conjuntamente estes dois sectores [agricultura e transporte rural] como os principais constrangimentos para um crescimento económico mais inclusivo no país”, esclarece uma nota dos EUA a que “O País” teve acesso.

O passo seguinte no processo de desenvolvimento do “compacto” é analisar e identificar as causas do desempenho relativamente fraco do sector agrícola de Moçambique e o elevado custo do transporte rural.

Com base nas conclusões obtidas, a equipa moçambicana, liderada pelo coordenador nacional Higino de Marrule, “desenvolverá propostas específicas para consideração neste compacto da MCC”.

O embaixador dos EUA em Moçambique, Dennis W. Hearne, afirmou que “este próximo compacto da MCC é uma oportunidade para fazer investimentos duradouros no sector agrícola, que desempenha um papel crítico no desenvolvimento de todo o país”.

Para o director nacional da MCC, Kenneth Miller, factores como o baixo uso de fertilizantes e sementes de qualidade inferior podem contribuir para o fraco desempenho do sector agrícola em Moçambique, enquanto as lacunas na rede de estradas rurais aumentam os custos para os agricultores e limitam as oportunidades de exportação.

Criada em 2004, a MCC é uma agência de assistência estrangeira dos EUA, concebida para fornecer programas que reduzam a pobreza nos países em desenvolvimento através do crescimento económico.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos