O País – A verdade como notícia

Agência de Petróleos da China doa 40 mil máscaras contra COVID-19 ao INP

Quarenta mil máscaras cirúrgicas foram oferecidas ao Instituto Nacional de Petróleo (INP), pela Agência de Petróleos da China, para reforço das acções de prevenção e combate à pandemia da COVID-19.

Segundo a China National Petroleum Corporation (CNPC), a o apoio à instituição homóloga de Moçambique foi movida pelo “sentimento de solidariedade e amor ao povo moçambicano”, que desde Março passado é assolado pela COVID-19.

A doação feita pela “gigante” detentora de algumas participações nos grandes projectos de gás natural em Moçambique ocorre num momento em que os casos da COVID-19 se multiplicam no país. Até esta quarta-feira foram registados 12.415 casos positivos, dos quais 9.785 recuperados.

Liu Xiaoguang, conselheiro para Assuntos Económicos e Comerciais da embaixada da China em Moçambique, assegurou, durante a entrega das máscaras, que o governo chinês vai continuar a cumprir com a recomendação sobre a solidariedade proferida pelo presidente Xi Jinping, aquando da realização da cimeira China-África.

O diplomata reiterou ainda que o seu país vai continuar a apoiar Moçambique nos diversos âmbitos e, em particular, na potenciação do sector de hidrocarbonetos.

Na ocasião, O INP, representado pelo seu PCA, Carlos Zacarias, agradeceu a Sun Zhihua, director-geral da Agência de Petróleos da China em Moçambique, e a Liu Xiaoguang, da embaixada da China, pelas máscaras. Disse que o equipamento de protecção será destinado aos profissionais do INP mais expostos à COVID-19.

Refira-se que a CNPC é a terceira maior empresa de petróleos do mundo e lidera a indústria deste ramo na China.

A firma possui activos e interesses de petróleo e gás em mais de 30 países. Em 2013, a CNPC adquiriu uma participação indirecta de 20% na Área 4 de Moçambique (contrato de concessão de exploração e produção) e tornou-se parte do principal actor no setor de petróleo e gás do país.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos