O País – A verdade como notícia

África do Sul regista maior taxa de desemprego do mundo

Foto: Noticia Preta

A África do Sul regista a taxa de desemprego mais alta do mundo. O índice de desemprego, no país mais industrializado da África, subiu de 32,6% para 34,4% no segundo trimestre do ano em curso.

No primeiro trimestre, a terra do rand tinha uma taxa de 32,6 por cento de desemprego. Há pelo menos duas décadas, os índices de desemprego no país estão acima de 20 por cento.

De acordo com a agência de notícias Bloomberg, o país atingiu, também, o nível mais alto de uma lista de 82 países com taxas de desemprego mais altas do mundo, onde atrás da África do Sul estão Namíbia com 33,4 por cento, Nigéria (33,3 por cento), Jordânia (25 por cento) e Costa Rica (18,1 por cento).

O jornal “Diário Económico” avançou que o desemprego na definição ampliada, que inclui as pessoas que estavam disponíveis para trabalhar, mas não procuraram emprego, também aumentou de 43,2 por cento, no primeiro trimestre, para 44,4 por cento, no segundo.

Protestos violentos em Julho deste ano em dois importantes centros económicos do país, as províncias de Gauteng e KwaZulu-Natal, mais influenciaram para estes números e causaram perda de produção ao Governo, estimada em cerca de 50 bilhões de rands.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos