O País – A verdade como notícia

Afinal Maputo vai acolher São Silvestre 2019

Depois de anunciar falta de fundos para a realização da tradicional corrida do final do ano, a São Silvestre, a Federação Moçambicana de Atletismo fez o volte-face e anuncia a realização da prova para dia 29 de dezembro corrente. Esta revira-volta surge em resposta aos apelos e pedidos do público, que quer ver organizada a prova, visto que alguns atletas vem se preparando desde o início do ano.

Ainda sem apoios financeiros que permitam uma prova sem sobressaltos, a Federação Moçambicana de Atletismo decidiu avançar, mesmo com a realização da prova, sendo obrigado a reduzir os valores das premiações, em relação aos anos passados.

Assim, para a São Silvestre deste ano, as premiação vão iniciar nos 10 mil meticais, como prémio máximo, até aos 2.500 meticais, nomeadamente nos escalões de federados, populares, veteranos (divididos em dois escalões) e triciclos. Deste modo, e de acordo com a tabela fornecida pela Federação Moçambicana de Atletismo, os vencedores, em ambos os sexos de federados, vão receber 10 mil meticais, cabendo 7.500 meticais para o segundo e 5.000 meticais para o terceiro. Nesta escalão vão ser ainda premiados os quartos e quintos classificados, que irão receber 4 mil e 2.500 meticais, respectivamente.

Já para os populares, a premiação máxima em ambos os sexos é de 7 mil meticais, cabendo ainda 5 mil e 3 mil meticais, respectivamente ao segundo e terceiro classificados.

Os veteranos forma divididos em dois sub-escalões, nomeadamente entre os que tem entre 40 e 50 anos, em masculinos e 35 a 45 em femininos, e entre os que estão acima dos 50 anos, em masculinos, e acima dos 45 anos em femininos. Em ambos os sub-escalões, os vencedores, em ambos os sexos, vão receber o prémio de cinco mil meticais, cabendo quatro mil e três mil meticais, respectivamente aos segundos e terceiros classificados.

O último escalão a ser premiado é dos triciclos, para os portadores de deficiência de locomoção, que terão o mesmo valor de premiação dos veteranos.

A prova, que este ano terá um percurso de 10 kilómetros, vai ter lugar no dia 29, domingo, nas artérias da cidade de Maputo e a organização prevê a participação de cerca de 1500 atletas, entre nacionais e internacionais, nomeadamente provenientes da África do Sul e Eswatini.

As inscrições para esta corrida que encerra o ano desportivo moçambicano já iniciaram, esta segunda-feira, devendo prosseguir até a próxima sexta-feira, na sede da Federação Moçambicana de Atletismo, no Parque dos Continuadores.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos