O País – A verdade como notícia

Afeganistão: China doa 26 milhões em cereais e vacinas contra COVID-19

Foto: Notícias ao Minuto

A China anunciou que vai doar ao Afeganistão cerca de 26 milhões de euros em cereais e vacinas contra a COVID-19. Pequim alertou para o perigo de grupos terroristas que possam escapar do Afeganistão para países vizinhos.

A informação da oferta foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, num encontro com os seus homólogos vizinhos do Afeganistão, nomeadamente, Paquistão, Irão, Tajiquistão, Uzbequistão e Turquemenistão.

De acordo com o Notícias ao Minuto, Wang afirmou que algumas forças terroristas internacionais com base no Afeganistão planeiam infiltrar-se em países vizinhos.

“Pedimos aos Talibãs que rompam completamente as suas relações com todas as forças extremistas. Todas as partes devem aumentar os esforços para compartilhar inteligência, controlar as fronteiras e prender imediatamente os grupos terroristas que chegam do Afeganistão, de forma a garantir a estabilidade regional”, disse Wang, citado pelo Notícias ao Minuto.

Ainda na sua intervenção, o ministro chinês também mencionou os desafios que o país da Ásia Central enfrenta e garantiu que os “países vizinhos, mais do que ninguém, querem ajudar o Afeganistão a sair do caos” e devem encorajar os Talibã a “cooperarem com todos os grupos étnicos e construir uma estrutura política inclusiva”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos