O País – A verdade como notícia

Aeroportos não respondem se as contas saíram ou não do vermelho

Foto: O País

A empresa Aeroportos de Moçambique está a recuperar-se dos efeitos da COVID-19. A garantia é de Ercília Mucavele, directora Comercial da instituição que, no entanto, não respondeu se as contas da empresa saíram ou não do vermelho.

No balanço feito no primeiro semestre de 2020, a gestão da empresa Aeroportos de Moçambique apresentou prejuízos na ordem dos 22 milhões de dólares americanos por conta da COVID-19. No entanto, de lá para cá, houve relaxamento das medidas, ao que questionamos a representante da empresa sobre a actual situação financeira dos Aeroportos de Moçambique.

“A empresa tem estado a recuperar-se dos efeitos da pandemia. Com o relaxamento das medidas restritivas, temos vindo a registar a retoma gradual dos voos. O tráfego está a aumentar e as companhias que usam os nossos aeroportos têm vindo com um número considerável de passageiros. Hoje (referindo-se a sexta-feira), assistimos à retoma da Turkish Airlines, faltando, neste momento, o regresso da South African Airways”, disse Ercília Mucavele, mas, quando questionada se as contas saíram ou não do vermelho, a dirigente foi de poucas palavras: “estamos a trabalhar, estamos a trabalhar”.

Quanto ao Aeroporto Filipe Jacinto Nyusi, localizado em Chongoene, na província de Gaza, a gestora diz que ainda está em estudo o plano para a sua rentabilização. “A infra-estrutura está operacional, tem um voo semanal da nossa companhia de bandeira (LAM) e está em curso um trabalho para trazer mais operadores para aquele aeroporto. Além desse voo, o aeroporto tem recebido voos particulares.”

Recentemente, o Chefe de Estado deu orientações para a garantia da sustentabilidade do aeroporto de Nacala. Sobre o assunto: “Está a ser feito um trabalho de contactar companhias que possam escalar aquele aeroporto e várias actividades estão em curso nesse sentido. Agora, temos cinco voos semanais para aquele aeroporto”, explicou.

A dirigente falava à margem da cerimónia de lançamento de um serviço exclusivo de atendimento privilegiado a utentes do Aeroporto de Maputo, designado Meet and Assist.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos