O País – A verdade como notícia

AEMO acolhe Semana das Delícias do Zambeze

A Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) acolhe, na sua sede, em Maputo, a Semana das Delícias do Zambeze, um evento destinado a promover a cultura da região do Vale do Zambeze que engloba áreas das províncias de Manica, Sofala, Tete e Zambézia.

Segundo Daniel da Costa, coordenador do evento, a principal atracção da Semana das Delícias do Zambeze será o pende selvagem de Cahora Bassa, peixe de água doce de classe mundial, vulgarmente conhecido por tilápia. Nas instalações da AEMO, estará aberta uma feira de peixe e serão igualmente proporcionadas as condições para uma sessão de degustação ao longo do evento.

“A ideia central do certame”, refere o escritor Daniel da Costa, “é a de promover uma maior aproximação entre as pessoas, em que a comida deve recuperar o seu lugar como a rede social mais antiga do mundo, muito antes dos aplicativos da internet”.

Além de gastronomia, integram a Semana das Delícias do Zambeze um colóquio sobre a qualidade e segurança dos alimentos, com a Prof. Dra. Custódia Macuamule, docente de Higiene e Tecnologia dos Alimentos na Universidade Eduardo Mondlane; uma exposição de artesanato, com peças da artista Emmy Xix, feitas a partir do fruto do embondeiro e a promoção de títulos de 20 escritores do Vale do Zambeze.

Falando em representação da AEMO, o secretário-geral Ungulani Ba Ka Khosa, mostrou-se satisfeito com esta experiência inovadora e sublinhou que “factos desta natureza ilustram, tal como a poeta Natália Correia dizia, que a poesia é para se comer, mostrando o quão importante são os saberes e sabores que nos diferenciam e nos unem”.

Produzida pela Loja do Pende, sediada em Tete, em parceria com a AEMO, a Semana das Delícias do Zambeze estará aberta das 10 as 19 horas, até ao dia 22 do corrente mês, com a excepção de domingo, dia 18.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos