O País – A verdade como notícia

Adelino Luís vence concurso de crónicas da Feira do Livro da Beira

A primeira edição da Feira do Livro da Beira (FLIB – 21) lançou, em Novembro do ano passado, um concurso de crónicas, visando à reflexão à volta da importância da água no contexto das mudanças climáticas em Moçambique e no mundo. Ao todo, concorrem 44 autores de todo o país, tendo sido distinguido como grande vencedor Lirane, pseudónimo de Adelino Albano Luís, com o texto Maratona para o precipício.

A crónica de Adelino Albano Luís retrata a história de uma menina de 17 anos de idade, Lirane, casada há quatro anos com um homem polígamo. Apesar da tenra idade, a personagem cumpre o dever de cuidar do seu lar e caminha por largos quilómetros à procura de água, pois o rio mais próximo da aldeia secou, devido às mudanças climáticas.

A originalidade, a criatividade e o domínio da linguagem contribuíram para que Maratona para o precipício convencesse o júri composto por Bento Baloi (escritor), Celso Muianga (editor) e Celina Martins (Coordenadora do Centro Cultural Português – Beira).

Em segundo lugar, ficou o autor Chicassula Tchinquitinculo, pseudónimo de Fernando Cambedza, com O luto. O texto retrata a ambição de certos rapazes que, movidos pela ambição de enriquecer através da extracção do ouro, provocam uma carnificina na sua comunidade por causa da contaminação da água do rio.

Por fim, Arjoco Xiculele, pseudónimo de Arlindo José Cossa, ocupou a terceira posição, com a crónica Brada, tudo acaba. O texto explora os efeitos nefastos causados pelas cheias e pelas secas, tendo o Homem como grande causador das alterações climáticas que fustigam o mundo.

À edição do concurso organizado pela Associação Kulemba (FLIB 2021), puderam participar estudantes matriculados numa instituição do ensino superior em Moçambique, sendo os três primeiros classificados estudantes da Universidade Eduardo Mondlane, que serão premiados com um valor pecuniário de 15 mil meticais (1º lugar); 10 mil meticais (2º lugar); e 5 mil meticais (3º lugar). Com o anúncio dos vencedores do FLIB – 21, segue agora a edição de uma antologia com os 25 melhores textos do concurso.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos