O País – A verdade como notícia

Activista sul-africano enaltece qualidades do sucessor de Zuma

O activista sul-africano dos direitos humanos, Albie Sachs, enalteceu as qualidades de Cyril Ramaphosa, o sucessor de Jacob Zuma, que resignou ao cargo, depois de pressionado pelo seu partido, o ANC, evitando a moção de censura no parlamento, escreve o Notícias ao Minuto.

Albie Sachs, juiz jubilado, referiu que o vice-Presidente Cyril Ramaphosa "foi a pessoa mais envolvida na evolução da Constituição" da África do Sul, na qual o activista dos direitos humanos teve um papel importante.

"Trabalhei muito com ele. Tem cabeça e os pés bem assentes no chão. E tem também coração", referiu o ex-juiz do Tribunal Constitucional, destacando que o líder do Congresso Nacional Sul-africano (ANC), que decidiu na segunda-feira que Zuma devia apresentar a demissão em 48 horas, "é também colegial".

Sachs, que perdeu parte do braço direito e parcialmente a visão num atentado em Maputo, em 1988, acrescentou que Ramaphosa "gosta de trabalhar com outros e não tem a paranoia que muitos líderes têm de que sou o melhor e que todos são inimigos".

Albie Sachs salientou que "parece que o ANC quer avançar rapidamente para a nomeação de um novo Presidente, que pode ser Ramaphosa para manter uma continuidade na Presidência" e para "resolver a crise".

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos