O País – A verdade como notícia

Acesso ao CAN-2023: Mambas conhecem adversários a 19 de Abril

O sorteio da fase de grupos das eliminatórias de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN-2023), prova a ser disputada na Costa do Marfim, realiza-se no dia 19 deste mês na África do Sul.

É já no dia 19 de Abril que os Mambas irão conhecer os seus adversários na corrida à 34ª edição do Campeonato Africano das Nações, competição em que já não participam desde 2010.

A fase final do CAN será disputada de 23 de Junho a 23 de Julho, com a participação de 24 selecções. Moçambique vai disputar esta fase depois de ter ficado isento da pré-eliminatória.

Os “Elefantes”, designação da selecção da Costa do Marfim, estão apurados automaticamente para a prova, devido à condição de anfitriões.

Os 48 países serão repartidos em 12 grupos de quatro selecções, qualificando-se os dois primeiros classificados de cada série para a fase final do CAN-2023.

Apesar de serem anfitriões e estarem já qualificados, os “Elefantes” também vão competir nas eliminatórias, para dar ritmo aos  seus jogadores. Os jogos da 1ª e 2ª jornadas estão agendados entre 1 e 14 de Junho. A CAF agendou, de 19 a 27 de Setembro, as partidas da segunda e terceira rondas.

Os desafios da 5ª (penúltima) e 6ª (última) jornada aguardam pela definição da instituição africana, entre Outubro (não há Data FIFA) e Novembro (Data FIFA).

Além de Moçambique e Costa do Marfim (anfitrião), vão disputar a campanha de apuramento para a fase final do CAN-2023, a África do Sul, Argélia, Botswana, Benin, Burundi, Burkina-Faso, Cabo Verde, Camarões, Congo, Comores, eSwatini, Egipto, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Angola, Guiné Bissau e Quénia.

Completam a lista das 48 selecções qualificadas para a fase de grupos das eliminatórias da prova, o Lesotho, Libéria, Líbia, Madagáscar, Malawi, Mali, Mauritânia, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe. A edição anterior foi disputada nos Camarões, de 9 de Janeiro a 6 de Fevereiro deste ano, por 24 selecções, devido à pandemia da COVID-19.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos