O País – A verdade como notícia

Abrangidas mais de 4.8 milhões de crianças na primeira ronda de vacinação contra pólio

De acordo com as autoridades de saúde, todas as províncias abrangidas superaram as espectativas, inclusive as que foram afectadas pelo Ciclone Gombe. Devido às dificuldades, por exemplo, em Nampula, houve necessidade de engordar o orçamento anteriormente previsto de 3.4 milhões de dólares.

Trata-se uma corrida que o país procura vencer, depois de terem sido identificados dois casos da doença nas províncias de Nampula e Cabo Delgado e um caso no Malawi. E como orientam as normas de saúde pública, o país investiu para a primeira ronda mais de 3 milhões de dólares para a vacinação de crianças menores de cinco anos nas províncias do centro e norte do país.

“Hoje, volvidos três dias após o fim da 1ª ronda, vamos partilhar os dados sobre o processo que teve lugar em todos os distritos das províncias de Manica, Sofala, Tete e Zambézia no centro do País, bem como em Nampula, Cabo Delgado e Niassa, na região norte. De um universo de 4 228 282 crianças de 0 a 59 meses previstas para vacinar nestas províncias, alcançamos 4 833 352 crianças, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 114%. Todas as províncias superaram as metas e as coberturas variaram entre 107 e 117%”. Estes resultados revelam que a primeira ronda da campanha que realizamos foi bem-sucedida e superou as nossas expectativas, referiu Quinhas Fernandes, director Nacional de Saúde Pública

A primeira ronda decorreu entre os dias 24 e 27 deste mês e as autoridades reconhecem ter sido um martírio chegar a zonas afectadas pelo último ciclone. As autoridades  não deixaram de mencionar o empenho dos pais e encarregados de educação pelo sucesso da referida campanha.

“Queremos, por vosso intermédio, agradecer aos pais e encarregados de educação destas regiões do país, não só por reconhecerem a importância de vacinar as suas crianças, mas também, por terem levado as suas crianças aos postos de vacinação ou por terem aberto as portas das respectivas casas permitindo que os nossos brigadistas realizassem esta actividade. Este foi o verdadeiro motivo do alcance das nossas metas. O sucesso alcançado, também é fruto do envolvimento de perto de 46 mil actores, que incluem vacinadores, mobilizadores, registadores, supervisores, coordenadores, digitadores de dados, logísticos, monitores independentes, motoristas entre outros, aos quais queremos, também agradecer pela dedicação. Aqui queremos abrir um parêntese, para de forma especial reconhecer o esforço abnegado das equipas das províncias afectadas pelo ciclone Gombe (Zambézia e Nampula) que, apesar de terem feito a campanha num contexto de enormes dificuldades, tudo fizeram para alcançar bons resultados”, destacou tendo em seguida, avançado que dos 3.4 milhões de dólares anteriormente avançados para a primeira ronda, as autoridades tiveram que mobilizar mais 90 mil dólares para garantir a vacinação em Nampula, a província mais devastada pelo ciclone.

Na mesma ocasião e sem avançar datas, o MISAU anunciou que nos próximos dias irão começar os preparativos para a 2ª ronda da Campanha de Vacinação de Bloqueio da Pólio ainda nas zonas centro e norte, como forma de garantir que todas as crianças elegíveis sejam imunizadas contra a doença. Lembre-se que A poliomielite, também chamada de pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus designado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos