O País – A verdade como notícia

Abneusa Manuel defende partilha de experiências no uso das TIC

Presidente da comunidade Moz Devz, Abneusa Manuel, é também oradora do Mozefo Young Leaders na sua segunda edição. Dirige uma entidade que lida com o desenvolvimento do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e vai ao “Young Leaders” para partilhar a sua experiência nesta área. Para já, entende que Moçambique enfrenta o desafio de enquadramento desta temática das TIC nos currículos das instituições de ensino.

“O currículo nas universidades não é tão dinâmico, porque a cada dia que passa surge uma nova tecnologia e os jovens precisam sempre de estar a aprender. Entretanto, não há acesso a esses conteúdos nas universidades. Há, por exemplo, empresas que exigem que os gestores destas plataformas saibam criar aplicações android, mas ainda há universidades que não estão a dar esses cursos”, afirma Manuel, apontado como outro desafio na área das Tecnologias de Informação e Comunicação a legislação moçambicana.

A oradora aponta algumas soluções que os jovens podem seguir sem ter que esperar pelo desenvolvimento de políticas públicas nas universidades. “Primeiro, não se deve desistir. Ainda há muitos desafios. Mas se temos algum sonho, que é de usar a tecnologia para resolver algum problema, não devemos desistir. Segundo, é estar sempre a aprender”, refere.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos